Troca de Comando no Esquadrão de Demonstração Aérea. Em uma cerimônia militar marcada por tradição, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a passagem de Comando do Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira para o Tenente-Coronel Aviador Juliano Augusto Sousa Nunes. A mudança de liderança foi realizada na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), refletindo não apenas a troca de Comando, mas também a continuidade do compromisso com a excelência na aviação militar.
O evento foi iniciado com uma demonstração aérea do EDA, mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, momento no qual o Tenente-Coronel Garcia, em sua última apresentação como líder da equipe, fez a passagem de liderança em voo ao Tenente-Coronel Nunes.
O Tenente-Coronel Garcia expressou gratidão por sua jornada à frente do Esquadrão, destacando as conquistas da equipe sob seu comando. Ele refletiu sobre sua experiência durante a gestão, enfatizando o orgulho em liderar uma equipe tão dedicada. “É uma mistura de sentimentos! Foram longos e prazerosos momentos na Fumaça. Posso definir em três palavras: fé, principalmente nos momentos em que não dependia de nós; profissionalismo, que é a palavra que deve definir um ‘fumaceiro’, pois nos tornamos referência no meio civil e militar e precisamos ser extremamente profissionais e criteriosos e, por fim, a segurança – no voo, no trabalho e na vida pessoal. A Esquadrilha da Fumaça é uma família, e estou confiante de que o Tenente-Coronel Nunes continuará a tradição com maestria, alçando voos cada vez maiores, mostrando o potencial da FAB e do Brasil”, afirmou o Ex-Comandante.
O novo Comandante, que assumiu o compromisso de manter os padrões elevados e levar o Esquadrão a novas alturas, expressou sua honra em, agora, estar no comando e tomar para si a responsabilidade de representar a excelência da Força Aérea Brasileira. “Estou ansioso para liderar essa equipe talentosa e manter o legado que construímos juntos”, disse.
A cerimônia de passagem de Comando do EDA, presidida pelo Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, foi um testemunho não apenas da transferência de liderança, mas da dedicação inabalável à excelência, disciplina e tradição na FAB. Enquanto a Esquadrilha da Fumaça continua a surpreender os céus com suas acrobacias incríveis, a transição de comando representa uma promessa de um futuro ainda mais brilhante para essa renomada equipe aérea brasileira.
“Inevitavelmente, um evento como esse representa um oportuno convite para refletirmos acerca da história e da relevância dessa diferenciada unidade para o Comando da Aeronáutica e para o Brasil. Um grupo sem igual que faz a alegria do povo brasileiro e de diversos países. Ao Coronel Garcia, ao transmitir o cargo, leve consigo o reconhecimento do GABAER pelo seu incondicional cuidado com a operacionalidade de seus integrantes, à total aderência aos ditames da segurança de voo, o zelo por todo o efetivo e irrepreensível postura militar. Sinta-se cumprimentado por mim e por tantos milhões de brasileiros que vibraram por suas apresentações. Tenente-Coronel Nunes, após quase cinco anos como integrante do Esquadrão, cabe agora ao senhor, liderá-lo. Segundo o autor inglês Simon Sinek, ‘Cada um de nós tem a oportunidade de ser um líder que desejamos ter’. Aí está sua chance, aproveite-a, dedique-se a ela diuturnamente. A FAB merece e precisa de bom líderes como o senhor”, concluiu o Chefe do GABAER.
Esquadrão de Demonstração Aérea
Com as primeira unidades entregues ao Esquadrão ao final de 2012, essa é a quinta passagem de Comando a bordo das aeronaves A-29 Super Tucano, que realizaram a sua primeira demonstração em julho de 2015. A Fumaça já se apresentou na Argentina, no Chile, na Colômbia, no Uruguai e em todas as regiões do Brasil, tendo participado de importantes momentos para a história nacional. Sob o Comando do Tenente-Coronel Garcia, o EDA utilizou, pela primeira vez no A-29 Super Tucano, a fumaça colorida, bem como atingiu a expressiva marca de mais de 4.000 demonstrações.
@FFO