Brasil e Uruguai inauguram 1º aeroporto binacional da América Latina. Autoridades do Uruguai e do Brasil inauguram ontem (11/12) o primeiro aeroporto binacional da América Latina, situado na fronteira entre os dois países. A partir de agora, o Aeroporto de Rivera poderá ter operações de passageiros e cargas com origem e destino para o Brasil e Uruguai com status de voos domésticos.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, dos ministros brasileiros Mauro Vieira, Paulo Pimenta e Silvio Costa Filho, do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, juntamente com outras autoridades e convidados.
Situado no município uruguaio de Rivera, a cerca de 10 quilômetros da fronteira com a cidade brasileira de Santana do Livramento (RS), o Aeroporto de Rivera (ICAO: SURV / IATA: RVY) tem um longo histórico de operações binacionais, apesar da falta de um suporte legal, agora estabelecido. Já operaram regularmente no terminal voos com status doméstico da VARIG, Rio Sul, TAM Express e NHT.
Apenas em 2020, quando o governo do Uruguai implementou o seu Sistema Aeroportuário Nacional, onde Rivera reafirmou a sua potencialidade, foram iniciados os estudos para a implementação oficial do terminal binacional.
Sob a administração da Aeropuertos del Uruguay, o Aeroporto de Rivera passou por obras no valor de US$ 13 milhões, que incluíram a ampliação do Terminal de Passageiros, repavimentação da pista de pouso de 1.840 metros x 45 metros, modernização da iluminação, implantação de PAPI (Precision Approach Path Indicator), instalação de novos tanques de combustível, nova estação de bombeiros, fibra óptica, treinamento de pessoal, entre outros. Com isso o aeroporto passou pela certificação e homologação dos órgãos reguladores de ambos países, a DINACIA do Uruguai e ANAC do Brasil.
De acordo com as informações divulgadas pela mídia, a primeira operação regular deverá iniciar em março de 2024, com a companhia aérea Azul ligando Rivera à Porto Alegre (RS), com seus turboélices ATR72-600.
@FFO