Incidente com Hawker Hunter da ATAC na Flórida. Um Hawker Hunter Mk58 da empresa de treinamento privado ATAC (Airborne Tactical Advantage Company), sofreu um incidente na Estação Aérea Naval (NAS) de Key West, na Flórida. A aeronave saiu da pista e parou no gramado, após abortar a decolagem sob circunstâncias não divulgadas. O piloto não ficou ferido no incidente.
Uma postagem na conta oficial do Facebook da NAS Key West disse apenas que “ocorreu um incidente com uma aeronave”, mas não forneceu mais detalhes sobre o modelo ou o que ocorreu.
Procurado pelo The War Zone, um porta-voz da NAS Key West disse: “Uma aeronave Hawker Hunter Mk58 abortou a decolagem na pista da NAS Key West, em Boca Chica, aproximadamente às 9h50 (horário local), de 6 de dezembro. A aeronave parou no gramado próximo ao final da pista da Marinha, e seu piloto não ficou ferido”, disse o comunicado, que acrescentou que “os Hawker Hunters Mk58 da ATAC estão em missão de treinamento na NAS Key West.”
Os Hawker Hunter da ATAC tem mais de 60 anos, e foram comprados da Força Aérea Suíça. Eles regularmente participam de exercícios de treinamento da Marinha dos EUA em diversos pontos dos Estados Unidos e outros locais pelo mundo.
Entre outras funções, eles atuam como jatos inimigos, ou “agressors”, ou também como papel de mísseis de cruzeiro subsônicos, inclusive em Exercícios de Unidade de Treinamento Composto (COMPTUEX), uma fase final do treinamento operacional para tripulantes de grupos de ataque de porta-aviões. Além do Hawker Hunter, a ATAC também conta com supersônicos Dassault Mirage F1 comprados da Força Aérea Francesa.
Desde 2012 ocorreram cinco acidentes como Hawker Hunter Mk 8 da ATAC, sendo que em dois deles (2012 e 2014), os pilotos morreram. Ainda não se sabe se a aeronave envolvida no incidente da semana passada irá retornar às operações.
@FFO