Marinha realizou primeiros lançamentos embarcados do RQ-1. O 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) realizou recentemente a sua primeira operação aérea embarcada. O lançamento do drone RQ-1 ScanEagle ocorreu em 21/11 a partir do Navio-Patrulha Oceânico Apa (P-121).
De acordo com um comunicado divulgado em 06/12, o Comando da Força Aeronaval (ComForAer) disse que “O início das operações embarcadas do EsqdQE-1 representa um marco para a Aviação Naval ao validar a contribuição dos SARP-E em prol da Esquadra Brasileira”.
Estes primeiros voos de testes embarcados são conduzidos pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), e tem como objetivo verificar a capacidade operacional, com lançamento e de recolhimento diurno e noturno, além dos sistemas da Estação de Controle.
Subordinado ao Comando da Força Aeronaval (ComForAer) e sediado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), o EsqdQE-1 possui uma frota de quatro drones RQ-1 ScanEagle. Seu principal objetivo contribuir para o emprego do Poder Naval por meio da utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) – Fonte: ComForAer.
Nota RFA:
@FFO
O 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) da Marinha do Brasil está participando da sua primeira missão expedicionária. Entre os dias 16 e 26 de outubro, a unidade subordinada ao Comando da Força Aérea Naval (ComForAer) da Marinha participa do Exercício de Mobilização Logística “Robalo”.
Em "Notícias"
Atracado no Porto da cidade do Rio Grande (RS), o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” realizou o inédito lançamento de um Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) RQ-1 ScanEagle do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1).
Em "Notícias"
Pela primeira vez, a Marinha do Brasil (MB) participou de um treinamento conjunto das Forças Armadas específico para aperfeiçoar o emprego de aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas popularmente como drones, em ações de inteligência, vigilância e reconhecimento.
Em "Notícias"