Saab apresentou mock-up do Gripen E colombiano na ExpoDefensa 2023. A Saab levou para a ExpoDefensa 2023, realizada em Bogotá, Colômbia, uma réplica em escala real do seu caça multifuncional Gripen E com as marcas da Força Aérea Colombiana (FAC). A fabricante de aeronaves sueca pretende que seu Gripen E seja o futuro substituto da envelhecida frota de supersônicos Kfir da FAC.
Além do mock-up do Gripen E, a Saab exibiu na feira simuladores de alta fidelidade do seu caça e do sistema de defesa aérea RBS 70 NG, além de um portfólio diversificado que inclui ainda os radares Giraffe, os sistemas de guerra eletrônica, o sistema de gerenciamento de combate naval 9LV e o submarino furtivo A26.
A Saab Colômbia destaca que o Gripen E é a aeronave mais moderna, econômica e capaz de satisfazer a todas as necessidades da FAC. Um eventual contrato assinado entre a Saab e o governo da Colômbia, envolverá muito mais que o fornecimento do caça multifuncional, mas abrirá uma oportunidade de colaboração de tecnologia que irá gerar empregos no país e benefícios tangíveis para a indústria local.
A Saab estabeleceu parcerias com universidades colombianas, o CIAC (Corporación de la Industria Aeronáutica Colombiana S.A.) e a CODALTEC (Corporación de Alta Tecnología) para transferência de conhecimento e localização de tecnologia, com foco em realidade virtual para aprimorar o realismo da simulação de voo, visando criar um ambiente de treinamento específico para os pilotos de caça Gripen E/F.
@FFO