Argentina não paga e o translado do primeiro P-3 Orion é atrasado. A chegada do primeiro dos quatro aviões de patrulha marítima P-3 Orion comprados pela Argentina, inicialmente previsto para este mês, aparentemente sofrerá atraso. O motivo seria a falta de pagamento das parcelas estabelecidas no contrato assinado em outubro entre o Ministério da Defesa e da argentina e a Agência Norueguesa de Materiais de Defesa.
A informação é do site Zona Militar, que em recente reportagem afirma que “apesar da assinatura do acordo de aquisição das quatro aeronaves (três P-3C e um P-3N) desativadas pela Real Força Aérea Norueguesa, firmado em 17 de outubro, até o momento o Tesouro Geral da Nação [Argentina] não alocou os fundos para fazer o pagamento das primeiras parcelas da operação. Desta forma, apesar do contrato assinado, as autoridades norueguesas, deixaram claro que não divulgarão o primeiro exemplar que seria incorporado à Armada Argentina, até que esta situação seja resolvida.”
A intenção do Comando de Aviação Naval da Armada Argentina era receber o primeiro P-3 Orion entre o final de novembro passado e início deste mês de dezembro. Militares argentinos estão há algumas semanas nos Estados Unidos acompanhando e preparando o translado do primeiro avião, mas agora estão a mercê dessas questões financeiras.
O Orçamento Geral do Ano Fiscal de 2023 estabeleceu que o projeto de aquisição das quatro aeronaves é parte importante para restabelecer a capacidade aeronaval de vigilância e patrulha marítima do País. Desta forma, destinou o valor total de $18.8 bilhões de pesos (aproximadamente US$ 51.7 milhões), que deverá ser quitado em três parcelas de $6.362.892.500 de pesos (2023), $8.866.215.000 pesos (2024) e $3.663.892.500 (2025).
O longo processo de compra dos P-3 foi finalizado justamente no momento que a Argentina realizou eleições presidenciais, onde a população optou por mudar o governo anteriormente estabelecido. Este novo cenário certamente está entre as possíveis causas do atraso no pagamento.
Conforme publicamos em novembro, a aeronave que está sendo preparada para a Argentina é a ex-RoNAF matrícula 3299, que atualmente está no 309º Grupo de Manutenção e Regeneração Aeroespacial da USAF (309th AMARG), em Tucson, no Arizona. O P-3C 3299 “Ulabrand ” foi a última célula retirada de serviço pela RoNAF, em uma cerimônia realizada em 30 de junho deste ano (saiba mais).
A Noruega implementou nos seus P-3 o ASLEP (Aircraft Service Life Extension Program), um processo de revisão estrutural realizado pela Lockheed Martin e que estendeu a vida útil das células em cerca de 15 mil horas. Além disso, a Força Aérea Real Norueguesa (RoNAF) modernizou sistemas de guerra antissubmarino, computadores de missão e sistemas acústicos, entre outros.
De acordo com com as informações obtidas pelo Pucará Defensa, as células escolhidas pela Argentina foram: P-3C ex-RONAF 3299 (c/n 5820, Bu.No. 163299); P-3C ex-RONAF 3297 (c/n 5818, Bu.No. 163297); P-3C ex-RONAF 3298 (c/n 5819, Bu.No. 163298); P-3N ex-RONAF 4576 (c/n 5257).
@FFO