Airbus e Espanha fecha acordo para o UAS tático SIRTAP. Este acordo com a Airbus inclui nove sistemas SIRTAP compreendendo três veículos aéreos não tripulados e uma estação de controle terrestre. Serão fornecidos dois simuladores para facilitar o treinamento das Forças Armadas espanholas.
Jean-Brice Dumont, chefe de sistemas aéreos militares da Airbus Defence and Space, destacou a importância estratégica do SIRTAP. “Este novo marco tecnológico no segmento tático de UAS, em conjunto com o Ministério da Defesa espanhol, reforçará a soberania nacional. O SIRTAP será totalmente desenvolvido em Espanha, integrando capacidades nacionais. No entanto, graças à sua versatilidade e à utilização de componentes isentos de ITAR, esperamos também que desempenhe um papel fundamental no mercado internacional”.
Projetado para missões de vigilância, inteligência e reconhecimento terrestre e marítimo, o SIRTAP tem uma carga útil superior a 150 kg. Com um alcance de mais de 2.000 km e uma autonomia superior a 20 horas, o sistema espera prometer flexibilidade e reatividade às forças espanholas, permitindo operações diurnas e noturnas em ambientes desafiadores.
É importante ressaltar que o SIRTAP será certificado para navegar em espaço aéreo segregado, isto é, capaz de operar em áreas com tráfego aéreo comercial.
O desenvolvimento do SIRTAP elevará as capacidades nacionais e proporcionará experiência à indústria espanhola no domínio de sistemas remotamente pilotados, que poderão ser implementados no Futuro Sistema Aéreo de Combate (FCAS). O voo inaugural do protótipo está previsto para 2025, marcando um salto nas capacidades defensivas da Espanha.
@CAS