Typhoon Espanhol testa o pod AN/AAQ-33 Sniper ATP. O Ejército del Aire y del Espacio (EJAE) está realizando testes para integrar o AN/AAQ-33 Sniper Advanced Targeting Pod (ATP) da Lockheed Martin a sua frota de EurofighterTyphoon.
O EJAE está atualmente usando sua aeronave de produção Eurofighter EF-2000 4 (IPA4) para apoiar uma campanha de testes de voo com foco na integração do pod de mira avançada (ATP) AN/AAQ-33 Sniper, que já é empregado pelos da Typhoon da Kuwait Air Force (KuAF) e do Qatar Emiri Air Force (QEAF).
Usando o código-rádio “TIFON91”, o EF-2000 (C.16-20/11-91/IPA4) foi visto pousando nas instalações da Airbus em Getafe, Espanha, após completar um voo de teste com o Sniper, instalado no pilone da fuselagem central do caça sobre o campo de bombardeio Bardenas Reales em Zaragoza em 11 de novembro. Esta missão de teste durou uma hora e meia e apoiou esforços contínuos para integrar o Sniper ATP à plataforma.
A KuAF se tornou a primeira operadora de Eurofighter a equipar sua frota com o Sniper ATP quando as entregas do caça começaram em dezembro de 2021. A nação encomendou 18 Sniper para sua frota Typhoon recém-adquirida em setembro de 2016.
A QEAF também optou por equipar sua frota Typhoon com o Sniper ATP — sendo a segunda operadora do tipo, que também foi integrado a seus caças Dassault Rafale em 2018.
O Typhoon está entre as dez aeronaves compatíveis com o Sniper ATP, que incluem os F-15, F-16, F/A-18, A-10, B-1, B-52, F-2, Harrier e Rafale.