Anduril revela drone Roadrunner. A Anduril Industries revelou seu mais recente sistema autônomo, designado Roadrunner — uma aeronave reutilizável capaz de decolar verticalmente, que pode transportar uma variedade de cargas úteis, além de interceptar e destruir ameaças aéreas, como outros drones.
Roadrunner é um veículo aéreo autônomo (AAV) reutilizável, vertical de decolagem e pouso (VTOL), supervisionado pelo operador, com motores turbojato duplos e configurações de carga útil modulares que podem suportar uma variedade de missões.
Roadrunner-M é uma variante de interceptador altamente explosivo do Roadrunner construída para defesa aérea terrestre que pode lançar, identificar, interceptar e destruir rapidamente uma ampla variedade de ameaças aéreas — ou ser recuperada com segurança e relançada a custo quase zero, se não for usada como kamikaze.
“Em vez de ter que disparar vários interceptadores contra uma ameaça, agora você pode implantar vários interceptores para sair e vagar, para coletar informações adicionais, para estar no local em tempo hábil, caso você realmente queira empregá-los”, disse o chefe de Estratégia da Anduril, Chris Brose.
Palmer Luckey, fundador da Anduril, disse que a empresa vem projetando, construindo e demonstrando os sistemas Roadrunner com financiamento próprio há dois anos e está prestes a iniciar a produção de baixa taxa por um contrato com um cliente dos EUA. Luckey se recusou a divulgar o cliente, mas disse que o pedido inicial é de “centenas de unidades” e ele espera que a empresa alcance rapidamente centenas de milhares. O provável é que este cliente seja o US DoD.
A utilização de sistemas de aeronaves não tripulados no campo de batalha expandiu-se nos últimos anos e o Departamento de Defesa está trabalhando para aproveitar o potencial do enxame de drones no seu próprio arsenal e combater o aumento das ameaças adversárias.
O Pentágono estabeleceu o Joint Counter-Unmanned Aircraft Systems Office para desenvolver uma resposta coordenada e de longo prazo às ameaças de drones em 2019 e, em agosto, a vice-secretária de Defesa Kathleen Hicks revelou uma nova iniciativa do DoD chamada Replicator para colocar em campo milhares de sistemas autônomos nos próximos dois anos.
Brose disse que o Roadrunner foi projetado com esses dois desafios em mente. “Temos muita esperança de que o governo verá nesta capacidade o que vemos nela, sendo uma solução inovadora construída para ser adaptável ao destino dessas ameaças em breve — o que, a propósito, tem sido um processo que vem ocorrendo nos últimos anos e que só vai piorar”, disse ele.
@CAS