Canadá confirma compra de 16 Boeing P-8A Poseidon. O governo do Canadá firmou compromisso com a Boeing para a aquisição de 16 aeronaves P-8A Poseidon, sob o projeto Canadian Multi-Mission Aircraft (CMMA). Eles irão substituir a envelhecida frota de 14 aeronaves de patrulha marítima CP-140 Aurora da Força Aérea Real Canadense (RCAF).
De acordo com o comunicado divulgado ontem (30/11) pela Boeing, o Canadá assinou uma “Carta de Oferta e Aceitação” sob o Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), mantido pelo governo dos Estados Unidos.
“O Canadá se une a oito parceiros de defesa, incluindo o ´FIVE EYES´, uma aliança de inteligência composta pelos EUA, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Além disso, se torna o quinto país da OTAN a selecionar a aeronave multimissão P-8”, disse o comunicado.
O P-8A é a única solução de mercado que atende todos os requisitos do projeto CMMA, incluindo alcance, velocidade, resistência e capacidade de carga útil. A previsão é que os primeiros Poseidons canadenses sejam entregues em 2026.
Essa decisão beneficiará mais de uma centena de empresas canadenses, especialmente na manutenção local dessas novas aeronaves multimissão da RCAF. De acordo com um estudo da Doyletech Corporation, com sede em Ottawa, serão gerados mais de três mil empregos no país, além de uma injeção anual de aproximadamente US$ 358 milhões na economia canadense.
As empresas canadenses que serão parceiras da Boeing nesse projeto do P-8A da RCAF serão a CAE, GE Aviation Canada, IMP Aerospace & Defence, KF Aerospace, Honeywell Aerospace Canada, Raytheon Canada e StandardAero. Elas se unem às centenas de fornecedores que empregam mais de 14 mil pessoas no país que trabalham na plataforma P-8, contribuindo anualmente com 4 bilhões de dólares canadenses na economia local.
Com mais de 160 aeronaves entregues e mais de 560 mil horas de voo acumuladas, o P-8A Poseidon tem capacidades comprovadas para missões de Guerra Antissubmarino (ASW) e Antissuperfície (ASuW), além de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), suporte à desastres naturais e assistência humanitária.
Fonte: Boeing
@FFO