Elbit Systems irá fornecer o DIRCM aos A330 MRTT da RCAF. Para melhorar a segurança e as capacidades operacionais das futuras aeronaves de transporte e reabastecimento estratégico Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport) da Royal Canadian Air Force (RCAF), a Airbus Defence and Space assinou um acordo com a Elbit Systems Ltd para instalar o seu sistema Directional Infrared Counter Measures (DIRCM).
O contrato tem duração de cinco anos e envolve a instalação do DIRCM da Elbit Systems, um sistema que já registra centenas de milhares de horas de voo em várias plataformas. Oren Sabag, gerente geral da Elbit Systems ISTAR e EW, expressou confiança nas capacidades do DIRCM Self-Protection Suite.
“A decisão da Airbus Defense and Space de continuar equipando as aeronaves MRTT A330 com nossas soluções avançadas de defesa valida a qualidade e a tecnologia líder de mercado de nossas soluções. Nosso DIRCM Self Protection Suite fornecerá ao cliente soluções defensivas avançadas para reforçar a segurança e a vantagem operacional das plataformas e da tripulação”.
A Elbit Systems também forneceu sistemas DIRCM na frota Airbus A400 da Força Aérea Alemã e na frota Airbus A330 MRTT da OTAN. Outro desenvolvimento internacional incluiu a Elbit Systems garantindo um contrato de US$ 15 milhões com a Elettronica para fornecer seu sistema DIRCM para diversas plataformas dentro da Força Aérea Italiana.
Este contrato está alinhado com os esforços do Canadá para fortalecer as suas capacidades defensivas. Em julho de 2023, o governo do Canadá concedeu à Airbus Defence and Space um contrato para a aquisição de quatro aeronaves Airbus A330 MRTT novas e a conversão de outros cinco A330-200 usados em A330 MRTT, avaliados em €2,1 bilhões.
@CAS