Luftwaffe e Airbus converterão 15 Eurofighter Typhoon para versão EW. O Comitê Orçamentário do Parlamento Alemão (Bundestag) deu luz verde para o desenvolvimento de uma versão de Guerra Eletrônica (EW) do caça Eurofighter Typhoon para a Luftwaffe. Serão convertidos 15 unidades para Eurofighter EK (Elektronischer Kampf).
Um comunicado nas suas redes sociais, a Luftwaffe anunciou em 29/11 a aprovação do Bundestag para a atualização de 15 caças Typhoon para funções de Ataque Eletrônico (EA) e Supressão/Destruição de Defesa Aérea Inimiga (SEAD/DEAD).
A partir de agora a Airbus, parte alemã no consórcio Eurofighter, começará o trabalho de integração do conjunto Saab Arexis EW e do míssil guiado anti-radiação Northrop Grumman AGM-88E (AARGM) em 15 caças da frota de Eurofighters da Luftwaffe.
Não foi informado qual versão atual do Typhoon será usada como base para o novo Eurofighter EK. Recentemente a Airbus disse que seriam aptos para conversão o Tranche 2 (que a Luftwaffe tem 70 unidades) e o Tranche 3 (38 unidades), bem como o mais atual Tranche 4 do projeto Quadriga, o qual a Luftwaffe encomendou 38 unidades ainda não recebidas.
Um pod de ponta de asas similar aos utilizados nos caças Saab Gripen E/F irá acomodar o sistema Arexis, composto pelo Localizador de Emissões (ELS), que localiza e identifica sítios de radar inimigo. Um sistema baseado em inteligência artificial (IA) embarcado, permitirá a analise de dados para determinar rapidamente medidas de autoproteção que serão implementadas em combate. O futuro Eurofighter EK não terá seu atual canhão de 27 mm removido para acomodação de equipamentos EW.
@FFO