P&WC: contratos de atualização dos motores F135 em 2024. O Pentágono espera começar a emitir no início do próximo ano o primeiro de uma série de contratos de fonte única para a Pratt & Whitney para atualizar os motores dos caças Lockheed Martin F-35.
Em um aviso publicado online na segunda-feira, o governo americano disse que as ações contratuais subsequentes para a Pratt & Whitney, empresa do grupo RTX, começarão no segundo trimestre do ano fiscal de 2024 e continuarão até o final de dezembro de 2031.
O valor estimado dos contratos não foram nominados, mas Jen Latka, vice-presidente do programa F135 da P&WC, disse aos repórteres em dezembro de 2022 que o desenvolvimento do ECU provavelmente custaria cerca de US$ 2,4 bilhões.
A Pratt & Whitney, que fabrica os motores F135 que alimentam os F-35A/B/C/I, disse em um comunicado na terça-feira 28/11 que espera concluir o projeto preliminar da atualização principal do motor em dezembro de 2023.
A atualização do núcleo do motor cogita fornecer mais potência e refrigeração ao F-35 sem exigir que seus atuais motores F135 sejam substituídos por um novo design. Autoridades de defesa dizem que o aumento de potência e resfriamento será necessário à medida que o F-35 continua a ser atualizado, particularmente com uma série de melhorias (TR3) do Bloco 4.
“A Pratt & Whitney tem 600 funcionários totalmente dedicados a esse esforço e estamos no caminho certo para fornecer aos operadores do F-35 a potência necessária para habilitar as capacidades do Bloco 4 e além, a partir de 2029”, disse Jen Latka, vice-presidente do programa F135 da P&WC.
O Pentágono considerou um novo projeto de motor da General Electric Aerospace — o XA100. No entanto, o Pentágono concluiu que o projeto da GE provavelmente não funcionaria para a variante F-35B e tinha dúvidas sobre sua adequação para o F-35C baseado em porta-aviões da Marinha. Essas preocupações, e os custos potenciais do motor adaptativo GE, levaram o Pentágono a manter e atualizar o motor atual motor F135, numa grande vitória para a Pratt & Whitney.
@CAS