MBDA e KAI: acordo para integração de mísseis no KF-21 e FA-50. A MBDA e a Korean Aerospace Industries (KAI) assinaram um acordo para aprofundar a cooperação, que verá novos sistemas de mísseis integrados nos caças da Coreia do Sul, em especial no KF-21, bem como potenciais oportunidades de exportação conjunta.
Em um comunicado de 24 de novembro, a fabricante europeu de mísseis MBDA afirmou que a empresa já está trabalhando com a KAI para integrar seu míssil ar-ar BVR Meteor ao caça KF-21 Boromae, uma parceria entre Coreia do Sul e Indonésia, liderado pela KAI.
Exemplos de áreas de cooperação exploradas no âmbito do novo acordo incluem a integração de munições MBDA, como SPEAR, ASRAAM e Brimstone, em plataformas KAI, como KF-21 e FA-50, e a exportação das plataformas e mísseis acima mencionados para operadores estrangeiros, afirmou a MBDA.
O acordo foi assinado em 20 de novembro por Chris Allam, diretor administrativo da MBDA UK, e Kang Goo-young, CEO da KAI, em Londres, durante uma visita de Estado coreano ao Reino Unido. No início de 2023, o KF-21 iniciou a fase de ensaios com armamentos, o que incluiu o disparo do BVRAAM Meteor.
Kang Goo-young declarou: “Recentemente, há uma crescente procura global por vários armamentos. Trabalharemos com a MBDA para propor caças domésticos aprimorados aos nossos clientes”.
A Coreia do Sul deverá receber 40 KF-21 até 2028, com planos de colocar mais 80 jatos em serviço até 2032. O programa KF-21 Boramae significa um investimento significativo no setor de defesa da Coreia do Sul, com uma alocação contratual projetada de US$ 7,8 mil milhões ao longo de 2023–33. Estima-se que cada unidade KF-21 custe aproximadamente US$ 65 milhões (Won 84,9 bilhões).
@CAS