Embraer entrega quinto E-99M modernizado à FAB. A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) a quinta aeronave EMB 145 AEW&C modernizada e a primeira na configuração FOC (Full Operational Capability). Designada militarmente pela FAB como E-99M, a aeronave – matrícula FAB 6704 – executa funções de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, além de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
Desenvolvido sobre a plataforma do bem-sucedido jato regional ERJ 145, o E-99M da FAB é capaz de detectar, rastrear e identificar alvos em sua área de cobertura e transmitir essas informações via Data Link. A aeronave realiza missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras.
“A entrega do quinto E-99 é um importante marco para o projeto E-99M. Essa é a primeira aeronave entregue na configuração FOC – Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados para emprego pela Força Aérea Brasileira na proteção do Brasil e de sua soberania nacional”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As quatro aeronaves entregues previamente serão atualizadas para a versão FOC, para que possam desempenhar plenamente todas as missões para quais foram projetadas”.
Com a modernização, a aeronave E-99M passa a contar com os sistemas Radar Erieye e Comando & Controle (C2) totalmente modernizados. A aeronave também possui novos sistemas de Guerra Eletrônica (NCOM Non-Communication), novo IFF Transponder, sete rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de Áudio de Missão de tecnologia VOIP e novo gravador de Áudio e Dados de Missão, além da função Data Link adaptada à nova arquitetura.
O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados.
O projeto E-99M é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. A Atech, empresa do grupo Embraer, participa do projeto no desenvolvimento de parte do sistema de comando e controle, fornecendo seis estações de planejamento e análise de missão, que serão empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações.
Além das cinco aeronaves da frota do 2º/6º GAV – Esquadrão Guardião da FAB (matrículas 6700 à 6704), o EMB 145 AEW&C também é operado pelas forças aéreas da Índia, México e Grécia.
Fonte: Embraer
@FFO