Boeing: US$ 33 milhões para manutenção das GBU-39 (SDB-I). A Boeing ganhou um contrato no valor de US$ 33 milhões para manutenção e apoio logístico para as Small Diameter BombI (SDB-I), também conhecida como GBU-39. O anúncio foi feito pelo Departamento de Defesa dos EUA (US DoD) em 22 de novembro.
A arma de ataque de precisão da próxima geração é um sistema de baixo custo e baixo dano colateral que tem sido usado por aeronaves de caça F-15E, F-22A e F-35. A GBU-39 é uma bomba planadora guiada com precisão de 250 libras, com um design que permite às aeronaves transportar uma quantidade maior de munições de precisão, se comparada a outras armas de precisão.
A maioria das aeronaves da USAF consegue transportar um conjunto de quatro SDB-I, usando um rack BRU-61/A, no lugar de uma única bomba de 2.000 libras.
Em um comunicado, a USAF, que declarou o IOC do GBU-39 em 2006, feito pelo Vice-Chefe da Seção de Requisitos de Armas Avançadas do Comando de Combate Aéreo — Tenente-Coronel Mark Pierce, descreveu o sistema como uma arma versátil, eficaz dia ou noite, que pode ser disparado contra alvos de qualquer ângulo.
Ela tem um alcance de 50 milhas náuticas quando lançado a 40.000 pés de uma aeronave viajando a Mach 0,95 e é normalmente é lançada contra alvos como bunkers reforçados, radar de alerta antecipado, lançadores de mísseis terra-ar e artilharia estacionária.
@CAS