Airbus avança no desenvolvimento do REVO completamente autônomo. O Reabastecimento em Voo (REVO) é uma capacidade cada vez mais vital para a projeção da força militar. A tecnologia desenvolvida pela Airbus para automatizar o REVO irá revolucionar este processo, e terá aplicações mais amplas tanto para os setores da defesa como da aviação civil.
A tecnologia disruptiva para REVO totalmente autônomo – designada Auto’Mate – está sendo desenvolvida pela unidade de negócios Airbus Defence and Space em colaboração com a Airbus UpNext, subsidiária de inovação da empresa. No mês de março passado, 0a equipe demonstrou com sucesso o Auto’Mate em funcionamento, usando um avião-tanque de teste e quatro drones (saiba mais).
Maior segurança, confiabilidade e eficiência
Ao automatizar o REVO sem a necessidade de intervenção humana, um avião-tanque pode assumir o controle de uma aeronave receptora a vários quilômetros de distância e guiá-la e controlá-la de forma autônoma até a posição adequada para receber combustível. Após a transferência de combustível, o sistema comandará a manobra de separação segura encerrando a manobra autônima.
Atualmente, o REVO exige uma coordenação precisa entre a tripulação de um avião-tanque e o piloto da aeronave receptora. Com o sistema autônomo, o processo terá maior segurança, confiabilidade e eficiência, além de poder ser realizada em condições de visibilidade reduzida e reduzir custos de formação de tripulantes.
A tecnologia Auto’Mate abre caminho para o REVO de drones operando em porta-aviões ou de “Alas Leais” (Loyal Wingman), que deverão atuar ao lado de aviões tripulados no futuro, como o caça europeu de sexta geração FCAS. Além disso, o Auto’Mate poderia operar um “avião-tanque drones” autônomo, para reabastecer outras aeronaves tripuladas ou não.
Os três pilares tecnológicos para o REVO automatizado
Na evolução do reabastecimento autônomo em voo, a Airbus está se concentrando em três pilares tecnológicos principais:
A Airbus está bem posicionada para dar este próximo passo no REVO, com base na sua experiência no domínio – começando com o seu A310 MRTT (Multi Role Tanker Transport), que entrou em serviço em 2004, e seguido pela nova geraçãoA330 MRTT.
Liderança da Airbus em aviões-tanque com o A330 MRTT
O A330 MRTT posiciona a Airbus como líder no setor de transporte multifuncional de navios-tanque, já tendo sido pioneira em avanços como o uso do controle fly-by-wire para a sonda de reabastecimento e o desenvolvimento de um sistema digital 2D/3D de alta definição para visualização aprimorada pelos operadores de abastecimento.
Mais de 70 Airbus A330 MRTTs foram encomendados pela Austrália, França, OTAN, Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido, com a frota de aeronaves registrando milhares de horas de voo em o apoio a destacamentos militares e operações humanitárias.
Fonte: Airbus
@FFO