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US Navy confirma o atraso no cronograma do MQ-25A

28 de novembro de 2023
US Navy confirma o atraso no cronograma do MQ-25A. Foto: Boeing.
US Navy confirma o atraso no cronograma do MQ-25A. Foto: Boeing.

US Navy confirma o atraso no cronograma do MQ-25A. A Marinha Americana confirmou que está adiando seu cronograma do seu programa de aeronaves de reabastecimento em voo não tripuladas, avaliado em US$ 16,5 bilhões, após avisos do Departamento de Defesa Americano (US DoD) de que ela estava “acelerando o processo de certificação” e aumentando os custos.

A US Navy estava se preparando para tomar “decisões críticas de produção” (LRIP — Low-Rate Initial Production) para o programa MQ-25A Stingray da Boeing antes de testar se a aeronave “atende aos requisitos de capacidade operacional”, de acordo com um novo relatório [PDF] elaborado pelo Inspetor Geral do Departamento de Defesa, que foi recentemente publicado em 16 de novembro de 2018.

“Tomar decisões críticas de produção sem realizar testes e avaliação de desenvolvimento e testes e avaliação operacional inicial aumenta o risco de que o programa MQ-25 não atenda aos requisitos de capacidade operacional, atrase a implantação do MQ-25A para os porta-aviões e aumente os custos do programa”, conforme o relatório.

O MQ-25A Stingray é uma aeronave não tripulada fabricada pela Boeing, projetada para operar a partir de porta-aviões em missões de reabastecimento em voo, que visa aliviar os F/A-18 Super Hornets desta missão, bem como conduzir missões inteligência, vigilância e reconhecimento ISR limitados.

A Marinha, conforme a Inspetoria Geral (IG), planejou liberar o programa para a produção inicial e capacidade operacional inicial (IOC), antes dos testes e avaliações tradicionalmente feitos antes dessas declarações. Esses marcos coletivamente indicariam que o contratante pode iniciar a produção inicial de baixa taxa e que a aeronave é adequada para operações limitadas.

Mas o relatório da IG recomendou que a US Navy adiasse as declarações até que os testes e avaliações apropriados fossem realizados. O órgão de fiscalização também recomendou que “o escritório do programa atualize a documentação de gestão de risco do programa MQ-25 para identificar, avaliar e desenvolver medidas para mitigar os impactos da não execução de DT&E e IOT&E antes do LRIP e das decisões do IOC”.

Numa resposta incluída no relatório, a Marinha reconheceu os avisos da IG e disse que ajustou o seu cronograma, não planeando mais avançar com o marco c ou um contrato de produção inicial de baixa taxa este ano. Não elaborou um novo cronograma. Mas a Marinha afirma que o MQ-25 é urgentemente necessário para a frota, preocupação reconhecida pela IG.

“Como o primeiro veículo aéreo não tripulado baseado em CVN, o MQ-25A é um passo crucial para a US Navy atingir sua meta de ter 60% de suas alas aéreas CVN não tripuladas até 2040”, diz o relatório da IG do US DoD.

Quando a Marinha anunciou pela primeira vez em 2018 que a Boeing iria projetar e produzir o MQ-25, a liderança do serviço disse que a meta para alcançar o IOC era o ano fiscal de 2024, um marco que desde então foi questionado devido a vários problemas de produção e certificação.

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