China divulga imagens do J-20 lançando míssil ar-ar real. Recentemente a China exibiu pela primeira vez o lançamento de um míssil real efetuado por um caça furtivo J-20. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa Nacional em comemoração aos 74 anos de fundação da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF).
O vídeo mostrou o lançamento real de um míssil ar-ar (AAM) realizado durante uma missão de treinamento. O J-20 tem um sistema de trilho lateral retrátil para lançar seus mísseis, o utilizar a arma sem manter o compartimento aberto, o que preserva a sua furtividade e mantém a aerodinâmica.
O míssil disparado seria um um PL-10, que é equipado com sistema de vetorização de empuxo e um buscador infravermelho. A arma é considerada uma das mais eficientes do mundo em combate visual, e as suas capacidades do são particularmente poderosas quando combinadas com a aviônica e extrema manobrabilidade do J-20.
Introduzido em 2017, o J-20 atualmente é o principal vetor de superioridade aérea da China, e as rápidas melhorias nas suas capacidades tem chamado a atenção de especialistas. A apresentação pública do lançamento do míssil, vindo da cúpula fechada do comando militar do partido comunista, reforça a informação ao mundo da maturidade e das capacidades do avançado caça furtivo da PLAAF.
@FFO