AC-130 USAF neutraliza milicianos que atacaram base militar no Iraque. Um AC-130J Ghostrider da USAF neutralizou membros de uma milícia apoiada pelo Irã, que ontem (21/11) atacaram com míssil a base militar das forças da coalização liderada pelos EUA no Iraque. A informação foi confirmada pelo Comando Central dos EUA (CENTCOM) e o Pentágono.
A ação é uma resposta ao ataque das milícias apoiadas pelo Irã que lançaram “um míssil balístico de curto alcance contra as forças dos EUA e da coalizão na Base Aérea de Al Asad, no Iraque, resultando em vários feridos não graves e alguns pequenos danos à infraestrutura do local”, disse Sabrina Singh, vice-secretária de imprensa do Pentágono aos jornalistas.
De acordo com os dados de rastreamento de voo online, a tripulação do Ghostrider manteve órbita anti-horária (padrão de ataque) em três locais de interesse, onde permaneceu voando a uma altitude de 11.000 pés. Lembrando que o AC-130J tem seus canhões canhões montados no lado esquerdo.
Conforme Singh, esta ação não foi planejada como ocorreu nas três operações realizadas no mês passado contra milícias na região. O AC-130 estava voando próximo da área no momento do ataque, e sua tripulação foi capaz de responder imediatamente, inclusive mantendo contato visual com o veículo dos milicianos.
Na operação, o AC-130 atingiu o veículo inimigo mantando “diversos milicianos”, de acordo com o CENTCOM e o Pentágono. Por outro lado, o especialista em Oriente Médio, Phillip Smyth, observou nas suas redes sociais que a milícia relatou apenas uma morte no ataque.
Como observado nos sites de rastreamento online, a aeronave fez três órbitas no setor leste de Al Fallujah, Ramadi e depois Albaghdadi. Em um vídeo compartilhado nas redes sociais capturado por uma testemunha, supostamente filmado em Khan Dhari, entre Fallujah e Bagdá, mostra sons de disparos, que especialistas afirmam ser do canhão GAU-23/A de 30 mm do AC-130J. A localização do filme corresponde ao segundo conjunto de órbitas que o Ghostrider fez a oeste de Fallujah.
#ابو_غريب #خان_ضاري #سجن_ابو_غريب قبل قليل #غرب_بغداد pic.twitter.com/RXQ5AgpagN
— محمد يوسف الشمري🇮🇶 (@tJwWSbZzA7d9nPO) November 21, 2023
Desde 17 de outubro, as forças militares dos EUA no Oriente Médio foram atacadas por milícias apoiadas pelo Irã aproximadamente 66 vezes (32 no Iraque e 34 na Síria). Esses ataques ocorrem em meio a uma onda de agitação na região, estimulada pela ação terrorista do Hamas contra Israel em 07 de outubro. Singh observou que foram relatados 62 feridos pelas tropas dos EUA, sem incluir o último ataque deste semana.
Kata'ib Hizballah's Fadhil al-Maksousi was announced dead by the group. He was likely killed during U.S. airstrikes early this morning. Some reports said this happened near Abu Gharib. pic.twitter.com/cxssl66IVk
— Phillip Smyth (@PhillipSmyth) November 21, 2023
Cerca de 2.500 soldados dos EUA estão no Iraque trabalhando com as forças iraquianas, enquanto 900 soldados estão na Síria, atuando para evitar o fortalecimento do grupo Estado Islâmico.
O AC-130J Gosthrider é a mais recente versão da série de aeronaves apelidadas de “Anjos da Morte” por sua enorme capacidade ofensiva. O Ghostrider entrou em serviço em 2016, equipado com canhões duplos, um de 30 mm com capacidade de até 200 disparos por minuto e outro de 105 mm capaz de utilizar munições guiadas de precisão como o AGM-176 Griffin, AGM-114 Hellfire, bomba GBU-39 de pequeno diâmetro e munição GBU-69 Small Glide.
@FFO