Marinha Britânica perto de ativar seu o 1º Esquadrão F-35B Lightning II. O Reino Unido deverá ativar no início deste mês de dezembro, o seu segundo Esquadrão operacional de Lockheed Martin F-35B Lightning II. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa (UK MoD).
De acordo com informação recebida pelo portal Janes em 20 de novembro, a segunda unidade F-35 do Reino Unido será o Esquadrão Aéreo Naval (NAS) 809 “Immortals” da Marinha Real Britânica (RN – Royal Navy).
Atualmente o Esquadrão 617 “Dambusters” da Força Aérea Real (RAF – Royal Air Force) é o único equipado com os caças de quinta geração F-35B no Reino Unido. O UK MoD confirmou que 809 NAS será uma unidade conjunta RAF/RN, da mesma forma que o 617 Sq.
“Ambos os esquadrões operarão como parte de uma força integrada, com pilotos, técnicos e pessoal de apoio proveniente de ambas as forças. Conforme divulgado anteriormente, ambas as unidades estarão localizadas na Base Aérea da RAF em Marham”, disse o UK MoD.
A ativação do 809 NAS permitirá a declaração da Capacidade Operacional Total (FOC) do Carrier Strike Group, o que equivale à capacidade de embarcar até duas Unidades de Combate de Primeira Linha em qualquer um dos dois porta-aviões da classe Queen Elizabeth da Marinha Real.
Até o último mês de setembro, o Reino Unido havia recebido 34 dos 48 caças F-35B Tranche 1 encomendados, incluindo um perdido em acidente enquanto operava no HMS Queen Elizabeth em novembro de 2021 (saiba mais), e que está programado para ser substituído.
As entregas dos últimos exemplares estão planejadas para serem concluídas em 2025, quando o FOC para o tipo será declarado.
@FFO