L-15 chineses para a Força Aérea Paquistanesa? Informações preliminares dão conta que Ministério da Defesa do Paquistão está negociando com a chinesa Hongdu Aircraft Company a compra de um lote de caças bimotores leves L-15 Falcon. Acredita-se que essas aeronaves substituam os antigos caças Chengdu Aircraft Industry Corporation (CAIC) J-7PG da frota atual da Força Aérea do Paquistão.
Curiosamente, o Paquistão recentemente adquiriu duas classes diferentes de caças leves chineses: o JF-17 Block 3 e o J-10C. Embora semelhante em peso ao JF-17, o L-15 pode ser uma escolha ideal interessante para o Paquistão. Notavelmente, o L-15 possui uma configuração bimotora, sendo considerada crucial para aeronaves de apoio aéreo aproximado.
Os L-15 não possuem radares ativos de varredura eletrônica (AESA), semelhantes aos modelos avançados JF-17 e J-10 que o Paquistão utiliza, reduzindo substancialmente os custos.
Um dos principais atrativos do L-15 da China, assim como do JF-17 e do J-10, é a sua capacidade de entregar rapidamente as unidades encomendadas, apenas meses após a encomenda. Este é um contraste importante, se comparado aos longos prazos de entrega dos caças adquiridos de fontes ocidentais.
A decisão deve ser tomada no início de 2024, e especula-se que pode chegar a 50 unidades, para substituir os cerca de 50 Chengdu J-7PG, a versão chinesa do MiG-21.
@CAS