Sierra Nevada trabalha nas plataformas ATHENA-S do US Army. A Sierra Nevada Corporation (SNC) recebeu um contrato de US$ 554 milhões para fornecer dois vetores de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo (A-ISR) desenvolvido sob as plataformas de jatos executivos Bombardier Global 6500. O contrato atende o projeto ATHENA-S (Army’s Theater Level High-Altitude Expeditionary Next Aerial–Signals Intelligence) do Exército Americano (US Army).
A SNC venceu a Leidos na concorrência, oferecendo a sua solução ISR chamada RAPCON-X (Rapid Configurable to any mission X). O contrato prevê o fornecimento de duas aeronaves ATHENA-S, que terão um sistema modular com arquitetura aberta, o que permitirá rápida configuração com diferentes sensores de acordo com as necessidades de missão.
O projeto ATHENA-S tem como objetivo principal a detecção de transmissões eletrônicas e a coleta de assinaturas de alvos em solo. O sistema RAPCON-X é capaz de coletar e processar sinais de inteligência, reconhecimento eletro-óptico e assinaturas de alvos móveis terrestres usando um radar de abertura sintética. Ele faz parte do Sistema de Detecção e Exploração de Alta Precisão (HADES) operado pelo Exército dos EUA.
Além dos equipamentos de missão, as aeronaves Global 6500 RAPCON-X serão equipadas com estações de trabalho, áreas de descanso da tripulação, banheiros e cozinha permitindo missões de longa duração. As aeronaves terão autonomia de cerca de 14 horas e alcance de aproximadamente 6.000 milhas náuticas, voando em altitude média de 45.000 pés.
A SNC recebeu os dois jatos Bombardier Global 6500 em 2022, em sua configuração básica de fábrica. Eles estão sendo convertidos nas instalações de Hagerstown, Maryland, em plataformas RAPCON-X, que deverão estar operacionais até o terceiro trimestre de 2024.
@FFO