Força Aérea dos EAU adquiriu 40 treinadores Calidus B-250T. A Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos (UAEAF) adquiriu quarenta aeronaves de treinamento militar Calidus B-250T. A assinatura do contrato com a fabricante local Calidus Aerospace LLC, ocorreu durante o Dubai Air Show 2023, finalizado na semana passada.
De acordo com o CEO da Calidus, Khalifa Alblooshi, este é o primeiro negócio envolvendo a versão de treinamento Calidus B-250T (treinamento). Durante o Dubai Air Show de 2019, a UAEAF encomendou 24 aeronaves de ataque leve Calidus B-250LA (Light Attack).
Ainda de acordo com o Executivo da Calidus Aerospace, as primeiras unidades B-250LA estão prontas para entrega, enquanto os primeiros B-250T deverão ser entregues em meados de 2026. A Calidus mantém sua linha de produção em suas instalações na área do Aeroporto Internacional de Al Ain, próximo de Abu Dhabi.
O B-250 foi originalmente desenvolvido pela empresa brasileira Novaer, que em 2015 fechou acordo com a Calidus Aerospace para tocar o projeto de um concorrente para o Embraer A-29 Super Tucano. Dois anos após a assinatura do acordo, a Novaer/Calidus apresentaram o B-250 no Dubai Air Show 2017.
De acordo com um comunicado, o monomotor Calidus B-250T pretende concorrer pelo mercado mundial de treinadores militares. Fabricado com uma fuselagem composta por componentes em fibra de carbono, ele possui excelente manobrabilidade e desempenho acrobático.
Equipado com avançados aviônicos e sistemas embarcados, o B-250T fornece capacidade de treinamento otimizado de acordo com os mais elevados níveis de exigência dos operadores. Seu sofisticado cockpit de quinta geração é similar ao das modernas aeronaves de combate.
O sistema de treinamento em solo (GBTS) baseado em computação, é uma das características mais importantes e eficientes do conjunto B-250T. Ele oferece várias simulações e funcionalidades avançadas aos pilotos-alunos, incluindo o uso de radar, sensor, gerenciamento de sistema de missão, operações ar-ar e ar-solo e operações diurnas e noturnas.
@FFO