Morris ANGB da USAF receberá caças F-16 da Eslováquia. A USAF selecionou a Base Aérea da Guarda Nacional (ANGB) de Morris, no Arizona, para receber temporariamente até nove caças F-16C Block 70 Fighting Falcons da Força Aérea da Eslováquia (SAF) a partir da primavera de 2024. As aeronaves serão operadas pela 162ª Ala (162nd AW) até o ano fiscal de 2026.
De acordo com um comunicado da USAF, até quatro F-16C eslovacos poderão ser utilizados em Morris, o que irá exigir um aumento de aproximadamente 30 funcionários na Base Aérea da Guarda Nacional do Arizona. “Esta ação não substituirá a qualificação inicial de pilotos fornecida à Força Aérea Eslovaca pela 162ª AW, mas irá acelerar o desenvolvimento do seu quadro de pilotos”, informou a USAF.
O governo da República da Eslováquia encomendou quatorze caças F-16 Block 70 para a SAF, sendo doze monoplaces (F-16C) e dois biplaces (F-16D), sendo o primeiro país europeu a receber essa versão do caça fabricado pela Lockheed Martin. O contrato assinado em 2018 inclui além dos caças, lotes de armas, treinamento e suporte técnico.
O Lockheed Martin F-16C/D Block 70/72 (e sua versão modernizada, designada F-16V) são as versões mais recentes do Fighting Falcon. Eles incorporam avançados sensores como o radar eletrônico (AESA) Northrop Grumman AN/APG-83, novo computador de missão da Raytheon, datalink 16, cocpkpit com displays multifuncionais, um sistema de guerra eletrônica aprimorada e um sistema anticolisão com o solo.
No dia 29 de setembro de 2023 o primeiro F-16C eslovaco realizou o voo de testes em Greenville, nos Estados Unidos (saiba mais).
Fonte: USAF
@FFO