RGM-109E Tomahawk para o Japão. No dia 17 de novembro de 2023, o Departamento de Estado tomou uma possível venda militar estrangeira (FMS — Foreign Military Sales) ao governo do Japão do sistema de armas RGM-109 Tomahawk e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 2,35 bilhões.
A Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa (DSCA) entregou no mesmo dia a certificação necessária, notificando o Congresso desta possível venda. O custo total estimado é de US$ 2,35 bilhões. O contratante principal será Raytheon, Tucson, AZ.
O RMG-109E é a versão antinavio do Tomakawk Variante com radar ativo ou Tomahawk Land Attack Missile (TLAM-E). Tem alcance de até 2.500 km e será usado pelos navios da Marinha Japonesa ou Japan Maritime Self-Defense Force (JMSDF).
O Governo do Japão solicitou a compra de até 200 Tomahawk Block IV All Up Rounds (AUR) (RGM-109E); 200 Tomahawk Bloco V (RGM-109E); e 14 Sistemas Táticos de Controle de Armas Tomahawk (TTWCS). Também está incluído suporte para o Sistema de Armas Tomahawk (TWS) e Centros de Conjunto de Software de Distribuição de Missões (MDSSC), bem como contêineres, softwares, hardwares, treinamento, manutenção não programada de mísseis, peças sobressalentes, suporte em serviço, equipamento de comunicação e publicações.
@CAS