BAE: proteção contra interferência no GPS para os Eurofighter. O sistema Digital GPS Anti-jam Receiver (DIGAR) da BAE Systems avançou para o próximo estágio do programa, com a implementação das Melhorias da Fase 4 (P4E). A Fase 4 foi atingida, após provar com sucesso a instalação e a integração junto a aeronave Eurofighter Typhoon.
O DIGAR implanta antenas e um sistema de processamento avançado de sinais, que forma um feixe digita que aumenta a recepção do sinal GPS, fornecendo uma proteção superior contra interferências externas. Este alto nível de proteção contra interferência de GPS é fundamental para aeronaves de combate que navegam em um espaço de batalha conflagrado.
O caça também se beneficiará do novo receptor GPS digital aerotransportado, o GEMVII-6 da BAE Systems. Isto, quando combinado com a unidade eletrônica das antenas do DIGAR, facilita recursos excepcionais de anti-bloqueio na formação de um feixe digital.
“Dados precisos de posicionamento e navegação são essenciais para os caças modernos alcançarem o sucesso da missão em ambientes contestados por GPS”, diz Luke Bishop, diretor de Sistemas de Navegação e Sensores da BAE Systems. “Nossos receptores GPS DIGAR e GEM VII são projetados para apoiar e proteger essas plataformas cruciais em campos com desafios de GPS.”
O DIGAR e GEMVII foram desenvolvidos nas instalações da BAE Systems em Cedar Rapids, Iowa, onde foram feitos investimentos em um centro de engenharia e produção de última geração com 278.000 pés quadrados.
O Eurofighter Typhoon é o pilar fundamental da defesa aérea para o Reino Unido, bem como para vários dos seus aliados europeus e internacionais cruciais. Como parte do consórcio Eurofighter de quatro nações por trás da aeronave, a BAE Systems se dedica a aprimorar continuamente o jato Typhoon para sustentar sua capacidade militar de ponta.
Além do Typhoon, o DIGAR também está disponível para aeronaves F-16, F-15 e outras aeronaves de operações especiais dos EUA, voltadas para missões de inteligência, vigilância, aeronaves de reconhecimento e veículos aéreos não tripulados.
@CAS