Ucrânia fará manutenção básica de seus F-16AM/BM. Foi revelado que as forças ucranianas executarão pequenos trabalhos de reparos e manutenções preventivas ao nível de pista. Porém, as revisões mais amplas, programadas ou não, será feita com a assistência especializada de aliados e parceiros globais da Lockheed Martin.
Conforme o anúncio feito por Bill LaPlante, vice-secretário de Defesa dos EUA, a Ucrânia está pronta para receber caças F-16 vindos da Dinamarca e da Holanda. A manutenção e o reparos de segundo a quarto escalões serão feitos na Polônia, cuja Força Aérea é operadora de jatos F-16C/D.
A declaração foi feita na Cimeira de Defesa organizada pelo jornal Politico, com sede nos EUA. O Vice-Secretário de Defesa dos EUA enfatizou ainda que o setor de defesa dos EUA, da Europa e do Ocidente colaborará com Kiev na gestão da manutenção destes caças F-16. Ao expressar otimismo, ele deu a entender que diretrizes precisas sobre o tema poderão ser divulgadas em breve.
Ele reconheceu o desafio na sua declaração: “Este é um obstáculo que estamos nos esforçando para superar”.
O processo de qualificação dos pilotos e da tripulação técnica ucranianos já começou nos EUA, Dinamarca e na Romênia. Especialistas dos EUA, Países Baixos, Bélgica, Suécia e França também são mobilizados para se juntarem ao esforço.
De acordo com projeções do Pentágono, o programa completo de formação do pessoal militar ucraniano deverá durar entre cinco e nove meses. Conforme relatado pelo Wall Street Journal, as autoridades militares ucranianas consideram a implantação destes caças ocidentais nas suas operações até fevereiro de 2024. Porém, é provável ocorrer na primavera europeia de 2024.
Um ponto de vista predominante entre os especialistas sugere que a Ucrânia poderá ter dificuldades com os aspectos práticos do emprego dos F-16 no seu atual cenário de guerra. Os F-16 exigem pistas meticulosamente mantidas para decolar, podendo não ser viável dados os conflitos em curso.
Após um hipotético bombardeio russo, por exemplo, mesmo o menor dano na pista poderia impossibilitar as decolagens. O design delicado das rodas dos F-16 é voltado para pistas mais suaves e imaculadas — ao contrário de versões robustas como o MiG-29 ou Su-27, que conseguem operar em terrenos mais acidentados.
@CAS