Pratt & Whitney manterá motores TF-33 dos B-52 e E-3C até 2034. A Pratt & Whitney, uma subsidiária da RTX, vai sustentar os motores TF33 da USAF, que equipam os bombardeiros B-52H Stratofortress e das aeronaves AWACS E-3C Sentry até 2034. O contrato é valado em US$ 870 milhões.
Num comunicado de imprensa de 15 de novembro, a empresa comprometeu-se a estabelecer uma nova e “solução holística de sustentação” para reduzir a obsolescência.
Este acordo de longo prazo é foi firmado pela Agência de Logística de Defesa com a 448th Supply Chain Management Wing da Base Aérea de Tinker, Oklahoma e a Pratt & Whitney. Nos termos deste contrato, a PW fornecerá serviços abrangentes de manutenção para quase 1.000 motores durante um período de seis anos, com opção de prorrogação por mais quatro anos.
Os serviços sob este contrato incluem manutenção, peças de reposição, gerenciamento de programas, serviço de campo, reparos e suporte de engenharia. O trabalho de manutenção será executado até abril de 2034 na Base Aérea de Tinker, Oklahoma, em locais adicionais da USAF e no Centro de Logística sul da Pratt & Whitney, localizado em Atlanta, Geórgia.
Atualmente são 76 bombardeiros B-52, e 31 aeronaves E-3 AWACS. O B-52 é o E-3 são movidas por oito e quatro turbofan Pratt and Whitney TF-33-PW-100/100A, 21.500 lb, respectivamente. Os E-3C serão gradualmente substituídos pelos Boeing E-7 Wedgetail. Já os B-52H serão modernizados para o padrão B-52J, oque incluíra uma remotorização. Sairá o TF-33 e entrará o Rolls-Royce F130.
Com isto, o contrato do TF-33 visa manter a frota em uso durante a transição para o E-7 e B-52J, que devem começar a ser entregues a partir de 2027.
“A fase de sustentação de um motor é uma parte crítica, mas muitas vezes subestimada, da prontidão militar”, disse Jill Albertelli, presidente de motores militares da Pratt & Whitney. “A empresa está amadurecendo além da abordagem convencional para um processo de sustentação mais completo e avançado que maximizará o apoio do TF33 a muitas missões em todo o mundo até 2050.”
@CAS