OTAN escolhe E-7 Wedgtail para substituir seus E-3 AWACS. O Comando de Aviação da OTAN selecionou o Boeing E-7A Wedgetail como futuro substituto da sua frota de aeronaves E-3A Sentry de Alerta e Controle Aerotransportado (AWACS). Serão seis novos E-7A, com a primeira aeronave prevista para entrar em serviço operacional em 2031, de acordo com um comunicado da Aliança.
A Força de Alerta Aérea Antecipado e Controle da OTAN (NAEW&CF) atualmente opera uma frota de 14 Boeing E-3A AWACS, recebidos no início dos anos 1980. A Unidade fica sediada na Base Aérea de Geilenkirchen, na Alemanha, e mantém destacamentos de apoio em Ørland, na Noruega; Konya, na Turquia; Preveza/Aktion, na Grécia; e Trapani/Birgi, na Itália.
As aeronaves da NAEW&CF participaram de todas as principais operações da OTAN, incluindo o combate ao grupo terrorista islâmico ISIS, e mais recentemente em missões no flanco oriental europeu, após a Rússia invadir a Ucrânia.
Com aproximadamente 40 anos em operação, a frota Sentry da OTAN passou por diversas modernizações e atualizações ao longo desse período. De qualquer forma, as células se aproximam do final da vida útil, e a aposentadoria dessas aeronaves está prevista para meados da década de 2030.
Por sua vez, os novos E-7 Wedgetail são vetores avançados de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, baseados na plataforma do jato comercial Boeing 737NG. Sua avançada tecnologia embarcada, aliada ao seu poderoso radar eletrônico capaz de detectar alvos aéreos e na superfície a longas distâncias, fornecem total consciência situacional aos comandantes de missões e aeronaves de combate da Aliança.
Atualmente o E-7A é utilizado pela Austrália (06 aeronaves), Turquia (04) e Coreia do Sul (04). Os Estados Unidos encomendou duas aeronaves para avaliação e o Reino Unido se prepara para receber suas três aeronaves, atualmente em produção.
Fonte: OTAN
@FFO