Boeing: apesar dos atrasos, F-15EX não irá estourar o cronograma. O primeiro lote de caças Boeing F-15EX Eagle II da USAF está atrasado, mas não o suficiente para provocar uma violação do cronograma.
No entanto, o serviço também confirmou que os primeiros quatro lotes de jatos — cerca de metade do total esperado de compra — não virão com tanques de combustível conformais, uma decisão que reduziria o alcance e limitaria a sua capacidade de conduzir missões de ataque ao solo.
Depois de originalmente pretender entregar o terceiro caça do programa, batizado de EX3, à USAF m dezembro de 2022, a Boeing espera que o jato esteja nas mãos da Força ainda este mês de novembro. Mais cinco aeronaves virão até o primeiro trimestre de 2024.
Embora mais tarde do que a Força Aérea e a Boeing esperavam, as entregas continuam no cronograma original elaborado pelas duas partes. Segundo a USAF, o objetivo era ter a capacidade operacional inicial (COI) era julho de 2023 — não alcançado. O limite agora do IOC é julho de 2024. Mas isto, tem um, porém: é preciso que os F-15EX do 1º lote cheguem até julho de 2024.
“ O lote 1B continuará a ser entregue este mês até a primavera de 2024, satisfazendo os critérios básicos do cronograma do IOC”, disse a USAF.
Um relatório do Government Accountability Office (GAO) publicado no início deste ano concluiu que “vários problemas relacionados com a produção” contribuíram para atrasos anteriores no cronograma, sendo o principal facor, os problemas de qualidade dos fornecedores”.
Dois F-15EX de teste já estão com a USAF., e mais quatro do lote atual, também serão aeronaves de teste. Os dois últimos Eagle II do lote 1 serão as primeiras aeronaves de combate do serviço e voarão para a Guarda Aérea Nacional de Oregon. A Força Aérea planejava comprar 144 F-15EX, mas agora, o plano é ter 104 unidades.
@CAS