Países escandinavos estudam operação conjunta do Saab GlobalEye. Os governos dos países escandinavos, Finlândia, Suécia e Dinamarca, têm mantido discussões com a Saab para uma possível operação conjunta da aeronave GlobalEye de Alerta Aérea Antecipado (AEW&C). A informação foi confirmada por um funcionário da Saab durante o Dubai Airshow 2023, que acontece até o dia 17 de novembro nos Emirados Árabes Unidos.
Originalmente a Suécia encomendou dois GlobalEye sob um acordo de US$ 710 milhões, com entregas previstas para 2027. O contrato inclui uma potencial aquisição de mais duas aeronaves adicionais.
“Cabe à Força Aérea Sueca fazer a opção pelas aeronaves adicionais, mas estamos mantendo conversas com os países vizinhos – Finlândia e Dinamarca –, para saber se essas duas ou mais aeronaves poderiam fazer parte da operação regional”, disse Tomas Lundin, chefe de marketing e vendas do negócio AEW&C da Saab ao portal Shphardmedia.
Quando questionado se os países envolvidos poderiam utilizar conjuntamente as mesmas plataformas, Lundin comentou: “Por que não? Essa é uma boa ideia, enfatizando, contudo, que a colaboração entre os vizinhos escandinavos era apenas uma ideia neste momento”.
Embora os países escandinavos mantenham estreita colaboração em operações aéreas com aviões de combate, o conceito de múltiplas nações possuírem uma plataforma de inteligência como o GlobalEye, não tem precedente, afirmou a reportagem.
O Executivo da Saab não tem informações sobre quando essa potencial colaboração regional poderia ser anunciada, mas disse que a empresa acredita que o GlobalEye seria “um ativo importante” para esses países, e afirmou que “eles estão demonstrando muito interesse na plataforma”.
Os últimos dois GlobalEye dos Emirados Árabes Unidos serão entregues em 2024, afirmou Lundin. O país do Oriente Médio adquiriu cinco jatos da Saab, sendo as duas primeiras unidades AEW&C anunciadas durante o Dubai Airshow 2015, o terceiro exemplar comprado em 2017 e os dois últimos em 2021.
Fotos publicadas pela Saab do quarto GlobalEye para os Emirados Árabes Unidos mostraram carenagens diferentes em ambos os lados da fuselagem, não presente nas três aeronaves já entregues. Conforme o funcionário da Saab, elas contém algumas capacidades adicionais exigidas pelo cliente, mas que não poderão ser reveladas.
Baseado na plataforma do jato executivo Bombardier Global 6000, o Saab GlobalEye de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) é equipado com um radar Erieye Extended Range, cujo alcance é superior a 550 quilômetros, além de um conjunto avançado de sensores e sistemas de comando e controle integrado à aeronave. Lundin disse que a Saab pode entregar um GlobalEye ao cliente, cerca de 36 meses após receber o jato executivo da Bombardier.
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