No dia 28 de julho de 2020, US Navy Flight Exhibition Team ou Blue Angels receberam na Naval Air Station de Pensacola, Florida, o primeiro Boeing F/A-18E Super Hornet. A data marca o início da substituição dos F/A-18C/D Hornet, em serviço desde 2011 com os Anjos Azuis.
Coube ao Capitão Eric Doyle, comandante do Blue Angels 2018-2019, realizar o translado do novo “Blue Angel #1” (BuNo 165536), desde a unidade de Cecil Field da Boeing em Jacksonville, para a NAS Pensacola. O Capitão Doyle é responsável pela transição do Super Hornet nos Blue Angels, e, supervisionou os testes de todas as modificações realizadas pela Boeing.
“Receber o nosso primeiro Super Hornet é um passo importante nesta transição, e exigiu enorme esforço do nosso time.” ressaltou Brian Kesselring, Comandante da U.S. Navy e Líder de voo do Esquadrão de Demonstração da Marinha.
Em 2018 a U.S. Navy anunciou a decisão aposentar os atuais Boeing F/A-18 Hornet, ativos há 34 anos nos Blue Angels ( os F/A-18A entraram em serviço em 1986), pelo substituto natural, o F/A-18 Super Hornet. A Marinha separou as 18 aeronaves mais antigas do seu inventário, e as encaminhou para revisão e conversão na planta da Boeing em Cecil Field. As principais modificações são a instalação do reservatório de óleo para a geração de fumaça, alteração no sistema de alimentação de combustível, que permite maior tempo em voo invertido, padronização civil dos aviônicos, instalação de câmeras e outros ajustes.
Os Blue Angels programaram a estréia do F/A-18E Super Hornet para próximo ano, temporada na qual o esquadrão de elite da U.S. Navy completará 75 anos. Além da estréia dos Super Hornet, os shows de 2021 contarão com a chegada do novo C-130J “Fat Albert”, que está em fase final de testes da Inglaterra.