RAF quer mais Airbus H145 Jupiter HT1. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) deve anunciar em breve a aquisição de seis helicópteros Airbus H145. Estes helicópteros serão configurados para a missão SAR e substituirão os helicópteros Puma HC2 em uso em Chipre e Brunei.
Se isso se concretizar, será um movimento bastante inesperado, já que no âmbito do atrasado programa New Medium Helicopter (NMH) — lançado em março de 2021. A RAF já opera sete Jupiter no Esquadrão 202, baseado em RAF Valley em Anglesey, em apoio a 1 Flying Training School.
O projeto NMH visa encontrar um substituto para os helicópteros Puma HC2, Griffin HAR2 (RAF) e os Bell 212 AH1/AH3 e o AS365N3 (AAC). Os novos helicópteros serão operados em conjunto entre o Exército Britânico (Army Air Corps) e pela Royal Air Force (RAF), subordinados ao Comando Conjunto de Helicópteros (JHC). Sob NMH, o Reino Unido espera adquirir até 44 helicópteros. Os competidores são os Airbus/Boeing H175, Leonardo AW149 e Sikorsky S-70M.
Por motivos de redução de custos, os helicópteros Bell 212 e Griffin já foram aposentados e sua função foi temporariamente assumida pelos Puma HC2. Com a compra dos H145 para assumir esta função, o escopo do programa NMH parece ter sido alterado.
Originalmente no NMH, seriam adquiridos até 44 novos helicópteros. No início de 2023, esse número caiu para 25 a 35 exemplares. Este novo número mais baixo parece fazer sentido à luz desta potencial compra.
@CAS