Helicóptero da Marinha resgata tripulante de embarcação no litoral do ES. Em 06 de novembro, militares da Marinha do Brasil (MB) realizaram uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante de uma embarcação pesqueira, que estava a 140 quilômetros da costa, na altura de Vitória (ES).
Com suspeita de insuficiência renal, a vítima foi levada pelo helicóptero da MB até o Aeroporto de Vitória, onde uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência aguardava.
Para executar a missão de EVAM, o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) acionou a aeronave de serviço da Esquadra do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqHU-2), sediado em São Pedro da Aldeia (RJ).
Para realizar a EVAM, o helicóptero UH-15 Super Cougar do EsqHU-2 decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ) com uma equipe médica e integrantes do Grupo de Busca e Salvamento, do Complexo Aeronaval.
“Ao chegar no local do resgate, iniciamos a descida do primeiro militar de resgate, que avaliou o enfermo e o método de extração. Em seguida, outro militar desceu junto com o cesto de resgate para que fosse içado com a vítima”, informou o Capitão de Corveta Diego Costa de Souza, Comandante da aeronave.
Ao receber a vítima no interior da aeronave, a equipe de saúde imediatamente iniciou os procedimento de estabilização. “É um privilégio poder servir neste Esquadrão e realizar missões como esta, salvando vidas e ajudando pessoas e famílias que estão em situação de perigo”, disse o Capitão de Corveta Diego.
Para o Comandante, o sucesso da EVAM foi resultado da sinergia das Organizações Militares envolvidas na condução da Operação de Busca e Salvamento no Mar (SAR). “Isso reforça o compromisso da Marinha do Brasil em garantir a salvaguarda da vida humana no mar e cuidar da nossa gente, com elevada prontidão e segurança”, afirmou.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
@FFO