Assalto Aeromóvel presente no Exercício Combinado CORE23. Operações de Assalto Aeromóvel foram realizadas durante o terceiro dia do Exercício Combinado Brasil/EUA CORE 23 (Combined Operations and Rotation Exercises). Até o róximo dia 16/11, o treinamento reúne tropas do Exército Brasileiro e do Exército Americano (US Army) na região de Belém (PA), Macapá, Ferreira Gomes e Oiapoque (AP).
Onze helicópteros da Aviação do Exército (AvEx), modelos HM-2 Black Hawk, HM-4 Jaguar, HM-3 Cougar, HM-1 Pantera K2 e HA-1 Fennec, foram empregadas em uma manobra combinada transportando 310 militares das tropas dos dois Exércitos. Ao longo de toda a manhã de 08/11, foram realizadas seis surtidas com os militares.
O objetivo do Assalto Aeromóvel foi infiltrar as tropas pelo ar, para que os militares pudessem conquistar um local estratégico dentro de território inimigo em guerra simulada. As aeronaves decolaram do Aeródromo Salomão Alcolumbre, na comunidade do Curiaú, em Macapá, e desembarcaram as tropas na região de Ferreira Gomes, onde a guerra simulada segue ocorrendo.
O Comande de Aviação do Exército, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, falou sobre a atividade. “É extremamente importante a participação de nossas tropas em exercícios, sejam eles singulares, conjuntos e principalmente os exercícios combinados, como é este que ocorre agora. Desde a CORE 21, a Aviação se faz presente. Realizando atividades no contexto da CORE, nós temos evoluído em termos de técnicas, táticas e procedimentos, trocando experiências com o Exército Norte-Americano”, explicou.
Transporte de carga externa
Também neste terceiro dia da Operação CORE 23, os helicópteros realizaram o transporte de carga externa, deslocando dois obuseiros até um local estratégico, onde parte da tropa aguardava recebeu o armamento.
Cada obuseiro transportado pesa mais de 1.200 quilos. Para fazer o içamento, uma equipe de militares do Transporte Aéreo, Suprimento e Serviços Especiais de Aviação se deslocou junto com os helicópteros e fez toda a preparação da peça com fitas e ganchos, utilizados para prender o obus na aeronave.
Fonte: Exército Brasileiro
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