Exército Chinês equipa seus helicópteros Z-10 com novas armas. O Exército de Liberação Popular da China (PLA) está armando seus novos helicópteros de ataque AVIC Z-10 com pelo menos dois novos tipos de foguetes. De acordo com a mídia estatal chinesa, os primeiros disparos reais ocorreram em 05/11 durante um exercício na província de Fujian.
Produzidos pela chinesa North Industries Group Corporation (Norinco), os novos armamentos incluem uma versão do pod para sete foguetes de 70 mm guiados e um novo pod de 19 foguetes não guiados, também de 70 mm.
“Totalmente carregado com as novas munições, uma esquadrilha de helicópteros de ataque Z-10 de uma Brigada de Aviação subordinada ao 73º Grupo de Exército decolou em formação para áreas designadas, voando a baixa altura e realizando manobras evasivas para evitar os radares inimigos. Os ataques bem sucedidos foram em alvos marítimos e em ilhas”, informou a Televisão Central da China (CCTV).
Um especialista em aviação militar chinesa, disse ao Global Times que os helicópteros Z-10 estão equipados com motores mais potentes desenvolvidos pela indústria local. Isto provavelmente contribuiu para um aumento no peso máximo de decolagem dessas aeronaves, permitindo que eles transportem armas mais pesadas, como os novos lançadores.
O 73º Grupo de Exércitos, por sua vez, é subordinado ao Comando de Operações do Teatro Oriental do Exército Chinês, responsável pela área do Estreito de Taiwan, onde os Z-10 já realizaram missões, inclusive sendo monitorados pelo sistema de defesa da ilha taiwanesa.
@FFO