AMAN realizou Operação Pirapitinga. A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) do Exército Brasileiro, conduziu recentemente a Operação Pirapitinga — Manobra Escolar 2023, como coroamento de seu ano de instrução. Realizado entre 28/10 e 05/11, o exercício no terreno foi desenvolvido no Campo de Instrução da Academia e nas localidades de Porto Real, Quatis, Pedra Selada e Fumaça, reunindo 2.200 militares, mais de 300 viaturas militares e cinco aeronaves.
Contando com o apoio de mais de 40 organizações militares, a manobra escolar possibilitou aos cadetes o aprimoramento da liderança das pequenas frações, até o nível subunidade, por meio da aplicação direta dos conhecimentos adquiridos ao longo do ano e da integração entre as Armas, Quadro e Serviço.
Durante mais de uma semana, os cadetes vivenciaram na Operação Pirapitinga diversas situações de guerra convencional que exigiram conhecimentos técnicos e táticos, ação de comando e iniciativa para a solução de problemas militares simulados próximos da realidade contemporânea. O tema tático permitiu a aplicação prática de uma grande quantidade de meios no desempenho integrado e sincronizado de todas as funções de combate. Operações básicas ofensivas e defensivas foram executadas, além de operações e ações complementares, como transposição de curso d’água, assistência humanitária, infiltração e assalto aeromóvel, junção, operações de informação e defesa cibernética.
Ao visitar a Área de Operações, o General de Exército Richard, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, salientou os ganhos com a realização do exercício no terreno: “A Manobra Escolar representa o coroamento do ano de instrução. É a oportunidade em que os cadetes do 4º ano exercem as funções de comando que, a partir de 2024, desempenharão nos corpos de tropa. Além disso, o exercício possibilita aos cadetes dos demais anos o cumprimento de diversas missões, desenvolvendo capacidades e competências que contribuirão com a formação do futuro oficial”.
Fonte: Exército Brasileiro
@FFO