T-25 da AFA pousa em emergência no Aeroporto de Marte em São Paulo. Um cadete aluno da Academia da Força Aérea (AFA) passou por momentos de tensão na tarde de hoje (07/11) em São Paulo (SP). As informações — não oficiais — são que o seu monomotor de treinamento T-25C Universal teria sofrido uma pane de motor.
Gravações do Controle de Tráfego Aéreo da Torre do Aeroporto do Campo de Marte, situado na zona norte da capital paulista, mostram o Cadete, utilizando o indicativo de chamada “APOLO 103” declarando “MayDay” em tom bastante nervoso na fonia.
“MAYDAY, MAYDAY, MAYDAY, APOLO 103 PRÓXIMO À MARTE, SOCILITA POUSO IMEDITADO!”, solicita o aluno em tom bastante alterado., demonstrando nervosismo”
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que a aeronave pousou em segurança na pista 12 de Marte, sob o acompanhamento dos veículos dos bombeiros de aeródromo. Não foram divulgadas informações oficiais sobre as condições do piloto, o qual certamente não sofreu nada além de passar por um susto.
Sediado na Base Aérea de Pirassununga (SP), o 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA) “Esquadrão Apolo” – juntamente com o 1º EIA “Esquadrão Cometa” -, são as Unidades onde os cadetes de segundo ano da AFA iniciam seus primeiros voos de treinamento, utilizando as aeronaves de instrução básica Neiva T-25 Universal. Além de aprenderem a voar, os Cadetes completam o currículo técnico-especializado do Curso de Formação de Oficiais Aviadores com cursos de aerodinâmica, propulsão a jato, navegação aérea, tráfego aéreo, inglês técnico e meteorologia.
Após 75 horas de voo no T-25, os Cadetes de quarto ano passam para sua instrução avançada nas aeronaves Embraer T-27 Tucano, nas quais completarão cerca de 125 horas. Após a formatura, os novos pilotos militares saem da Academia da Força Aérea como Aspirantes a Oficial Aviador, seguindo para Natal, no Rio Grande do Norte, aonde irão se aperfeiçoar voando no Esquadrão Joker.
@FFO