FAB realiza nova fase de avaliações do KC-390 na Operação Zeus. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Força Aérea Brasileira (FAB), conduziu os primeiros testes em voo e solo da 9ª Fase da Operação Zeus, cujo objetivo é realizar a Avaliação Operacional (AVOP) das aeronaves Embraer KC-390 Millennium.
De acordo com o DCTA, a AVOP é uma atividade contratual que visa à validar a adequabilidade e eficiência operacional da aeronave em relação aos Requisitos estabelecidos pela Embraer, fabricante do modelo. Nessa fase da operação, realizada na Base Aérea de Anápolis (GO), serão avaliadas a missão de Transporte Aéreo Logístico (TAL).
A AVOP é realizada em estreita colaboração entre a Embraer, o Comando-Geral de Apoio (COMGAP), o Comando de Preparo (COMPREP) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). O DCTA coordena e supervisiona os testes, conforme planejamento do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) e da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB).
9ª Fase da Operação Zeus
O Piloto de Ensaios do IPEV, Capitão Aviador Franklin, comentou sobre a importância da missão avaliada: “O Transporte Aéreo Logístico é uma Ação de Força Aérea que consiste em transportar carga e pessoal, a fim de atender a necessidades logísticas e de ligação. É uma atividade de interesse para as operações militares ou ações governamentais que se utiliza de pouso, carregamento e descarregamento de material e pessoal dessas aeronaves, como a que está acontecendo atualmente na Operação Voltando em Paz, maior operação de repatriação da história do Brasil realizada pelo Governo Federal sob a condução da Força Aérea Brasileira”.
Devido à complexidade da atividade, a Avaliação Operacional foi dividida em duas fases. Na primeira, planejada para acontecer em Anápolis (GO), são previstos o descarregamento de material sem equipamentos de apoio de solo, pouso de precisão e pouso e decolagem de máximo esforço. Na segunda fase, que será realizada na região norte do Brasil, serão avaliados o transporte de cargas de Manaus (AM) para pelotões de fronteiras, localidades com pistas restritas em tamanho e estrutura.
“O IPEV avaliou a aeronave em condições que replicaram a missão operacional de TAL, possibilitando o julgamento do cumprimento dos requisitos em ambiente operacional. A DIRMAB avaliou a exequibilidade dos procedimentos de manutenção e práticas logísticas relativas à operação. Em ambos os casos foram verificados a adequabilidade da aeronave e dos procedimentos e publicações técnicas fornecidos para a operação. Com base nos resultados da operação serão determinadas necessidades de correções ou melhorias no produto”, explicou o Engenheiro de Ensaios em Voo, Capitão-Tenente Cássio Bezerra.
Para a realização da missão foi conduzida pelo IPEV uma missão precursora na região norte para levantamento das características das pistas da região, em especial, dos pelotões de fronteira. Ainda, em colaboração com a Embraer, foram realizados simuladores para familiarização com os procedimentos de voo, sendo realizados treinamentos de pousos e decolagens de máximo esforço e aproximação e decolagem nos pelotões de fronteira que seriam posteriormente avaliados.
As capacidades testadas na Operação Zeus não se restringem ao atendimento de necessidades militares. Equipamentos, procedimentos e treinamentos realizados nestas operações podem ser aplicados em missões humanitárias, respostas a emergências e outras situações em apoio à sociedade civil.
A Operação Zeus é mais um marco no desenvolvimento do Poder Aeroespacial Brasileiro, caracterizada pelos passos finais de concepção e desenvolvimento do cargueiro multimissão KC-390 Millenium, demonstrando a evolução constante da FAB e reafirmando seu compromisso com a inovação da indústria brasileira, assim como com a defesa dos interesses e proteção da nação.
Fonte: IPEV
@FFO