Submarino do Chile e MH-60R da US Navy realizam operação conjunta. Um helicóptero MH-60R Seahawk da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) e o submarino CS Carrera (CS-22) da Marinha do Chile, conduziram exercícios de içamento de cargas na costa de San Diego, nos EUA. Imagens do treinamento foram divulgado em 31/10 pelo Departamento de Defesa dos EUA (US DoD).
O exercício de transferência de cargas envolveu um helicóptero MH-60R Seahawk do Esquadrão de Helicópteros de Ataque Marítimo (HSM) 35 da US Navy e o submarino chileno da classe Scorpène CS Carrera (CS-22).
A operação fez parte do Programa DESI (Diesel-Electric Submarine Initiative), iniciado há mais de duas décadas pelo Comando das Forças Navais dos EUA. O exercício de prontidão é uma parceria dos Estados Unidos com as Forças Navais da América do Sul que operam submarinos.
O CS Carrera (CS-22) é um submarino diesel-elétrico da Classe Scorpène, conhecido por suas capacidades furtivas e tecnologia avançadas. Eles são equipados com um sofisticado sistema de sonar, são armados com torpedos e mísseis antinavio, e possuem grande resistência e alcance subaquático permitindo missões estendidas.
O MH-60R Seahawk do HSM 35 é o helicóptero multimissão padrão da US Navy utilizado em uma série de funções, incluindo guerra antissubmarino (ASW), Busca e Salvamento (SAR), entre outras. Está equipado com sensores avançados, incluindo radar e sonar para detecção de submarinos e navios, além de estar armado com torpedos, mísseis anti-navio e metralhadoras.
Fonte: US DoD
@FFO