USAF testará aeronave elétrica BETA ALIA. A BETA Technologies demonstrou em Duke Field, nos arredores da Base Aérea de Eglin, Flórida, a sua aeronave elétrica ALIA. A apresentação faz parte de uma parceria entre a fabricante a AFWERX, uma divisão de inovação da USAF.
De acordo com um comunicado, em 26/10, militares e profissionais da AFWERX, bem como a imprensa e convidados, puderam observar os voos e passagens baixas do ALIA, considerada uma das mais silenciosas de aeronaves testadas pela USAF em todos os tempos.
O AFWERX é subordinado à Diretoria do Laboratório de Pesquisa da Base Aérea de Wright-Patterson, em Ohio, e tem como principal objetivo buscar no mercado americano pequenas empresas e start-ups de ponta, para resolver os mais recentes e urgentes desafios para a Defesa Nacional.
A BETA Technologies entra neste escopo, que juntamente com outras empresas que desenvolvem aeronaves elétricas, fornecerão futuros meios que terão emissões zero de carbono, nível de ruído reduzido, baixo custo operacional, entre outros benefícios procurados por segmentos das Forças Armadas dos EUA.
A aeronave elétrica BETA ALIA tem uma envergadura de 50 pés (15,24 metros), alcance de 250 milhas (463 km) e atinge uma velocidade máxima de 138 mph (255 km/h), e é 90% mais silenciosa que um helicóptero. Embora a ALIA tenha capacidade para transportar cinco passageiros em sua configuração civil, o objetivo da USAF é testar o potencial da aeronave para atuar em missões de suporte logístico ágil em combate, aproveitando a sua capacidade de carga útil para até 1.000 libras (453 kg).
Localizado a 16 quilômetros ao norte da Base Aérea de Eglin, Duke Field foi estrategicamente selecionado para receber o ALIA, pois é a casa do 413º Esquadrão de Testes de Voo (413rd FLTS), unidade responsável pelos testes de asas rotativas da USAF. Os resultados dos testes que serão realizados servirão para formar um relatório que será apresentado futuramente pelo 413rd FLTS.
A parceria entre o AFWERX e a BETA iniciou em dezembro de 2019 e, desde então, a empresa recebeu vários contratos para desenvolver projetos e demonstrar resultados para a USAF. Neste período a BETA forneceu à AFWERX três simuladores, incluindo um simulador móvel que conduziu treinamento e demonstrações de pilotos e duas aeronaves elétricas de nível 3.
A implantação do ALIA em Duke Field é a primeira em uma instalação militar. Os primeiros testes de voos estão agendados para iniciar em 07 de novembro próximo.
Fonte: USAF
@FFO