Piloto de F-35B do USMC realiza 1º pouso SRVL noturno no HMS Prince of Wales. Um piloto de testes de F-35 Lightning II do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), realizou o primeiro pouso noturno do tipo Shipborne Rolling Vertical Landing (SRVL) no porta-aviões HMS Prince of Wales (R09) da Royal Navy. O fato ocorreu na noite de 29/10, em águas do Oceano Atlântico, na costa leste dos EUA.
O Major Paul Gucwa, um dos pilotos de teste do Patuxent River F-35 Integrated Test Force (PAX ITF), pousou o F-35B (variante STOVL – Short Take-Off Vertical Landing), durante a terceira fase de desenvolvimento (DT-3) de Qualificação do Porta-aviões (CQ). Estas avaliações CQ tem como objetivo expandir o envelope operacional do HMS Prince of Wales, neste caso, operações SRVL noturnos.
A técnica SRVL consiste em aproximar e pousar o caça de forma convencional (com corrida após o toque na pista), ao invés do pouso vertical, tipicamente usada pelos pilotos de F-35B. Este tipo de pouso é uma alternativa ao Pouso Vertical (VL) embarcado, que pode ser utilizada pelos pilotos navais quando o seu caça está com peso acima do limite estrutural para um VL, como por exemplo, com combustível extra ou transportando mais armamentos.
Os testes de voo no HMS Prince of Wales ocorrem no Atlântico Ocidental, durante a Operação WESTLANT 23. As avaliações irão gerar dados para aumentar as capacidades operacionais dos navios da Classe Queen Elizabeth de 65.000 toneladas, bem como para o sistema de ataque conjunto com caças de 5ª geração dos Estados Unidos e dos seus aliados internacionais.
O Reino Unido é o único parceiro internacional de nível 1 no programa F-35 Joint Strike Fighter (JSF), e o Escritório Conjunto do Programa F-35 Lightning II (JPO) lidera o gerenciamento do ciclo de vida das três variantes: F-35A, F-35B e F-35C.
Fonte: NAVAIR
@FFO