C-130H da NASA conclui a entrega na Antártica do Observatório GUSTO. No dia 28 de outubro, o Lockheed Martin C-130H Hércules da NASA (National Aeronautics and Space Administration), matrícula N436NA, pousou com sucesso na pista da Estação McMurdo na Antártida, completando uma etapa crucial de sua jornada para entregar observatório GUSTO (Galactic/Extragalactic ULDB Spectroscopic Terahertz Observatory).
O Observatório Espectroscópico Terahertz ULDB Galáctico/Extragaláctico, ou GUSTO, faz parte do Programa Exploradores Astrofísicos da NASA, uma missão científica que lançará um balão em dezembro de 2023.
A jornada da missão começou em 17 de outubro, quando o Hércules N436NA — designado comoWallops Flight Facility (WFF), fez sua primeira parada em Fort Cavazos, no Texas, para carregar o observatório GUSTO e seus instrumentos. Ao longo do caminho até chegar na Antártida, o C-130H WFF fez paradas adicionais para manutenção e descanso da tripulação, incluindo a Base Aérea de Travis (Califórnia); Base Aérea de Hickam (Havaí); Pago Pago (Samoa Americana); e Christchurch (Nova Zelândia).
Os equipamentos do GUSTO deverão ser embarcados em um enorme balão científico de pressão zero, com as dimensões aproximadas de um estádio de futebol. A missão missão de mapeamento tem previsão de durar 55 dias, quando o GUSTO captará imagens de uma parte da Via Láctea e da vizinha Grande Nuvem de Magalhães.
Equipado com um telescópio e detectores de linhas de emissão de carbono, oxigênio e azoto, o GUSTO irá medir a composição do material encontrado entre as estrelas (meio interestelar) para traçar todo o seu ciclo de vida.
A escolha por lançar o GUSTO na Antártica garante amplo tempo de observação no ar, acesso a objetos astronômicos e energia solar fornecida pelo verão austral na região polar.
Realizar esta missão à Antártida apresentou desafios significativos
A coordenação de autorizações internacionais, configurações de carga, suporte logístico e treinamento especializado fizeram parte dos extensos esforços de planejamento do Wallops Flight Facility Aircraft Office da NASA.
Um aspecto único desta missão foi a primeira viagem da aeronave C-130H WFF da NASA até a Antártida. Isto apresentou os desafios inerente aos voos de carga de longa distância, além de lidar com grandes mudanças de fuso horário. Diante disto, a tripulação foi apoiada por dias de descanso obrigatórios em locais estratégicos para manter o ritmo circadiano.
A meteorologia no Continente Gelado representou outro desafio
A tripulação teve que ajustar as rotas de voo e o tempo para navegar pelos oceanos sem cobertura de radar, usando as agências meteorológicas militares e civis para prever e monitorar as condições em rota. Para a etapa final da viagem, o C-130H foi escolhido como recurso dedicado devido à sua tripulação experiente e equipe de apoio.
A entrega bem sucedida do GUSTO na Antártida, registra um significativo passo para a NASA e para a comunidade científica, na sua missão de explorar o cosmos e avançar com a nossa compreensão do universo.
@CAS