Leonardo lança kit IGW para aumentar capacidade do AW169. A fabricante Leonardo lançou o novo kit IGW (Increased Gross Weight) para ampliar as capacidades operacionais dos seus helicópteros AW169. O kit permitirá que a aeronave bimotora transporte até 11 passageiros ou 5.100 kg de carga, atendendo principalmente as necessidades do mercado offshore.
De acordo com a Leonardo, os helicópteros AW169 equipados com o novo kit IGW estarão totalmente compatíveis com a Resolução 690 da Associação Internacional de Produtores de Petróleo e Gás (IOGP). A configuração estará disponível para os AW169 equipados com esquis, que poderão voar em distâncias de até 140 km ou 75 milhas náuticas.
Comparado com o Máximo de Decolagem (MTOW) de 4.800 kg do AW169 padrão, os 300 kg extras disponíveis com a instalação do kit IGW de 5.100 kg, permitirão o embarque de mais três passageiros ou o acréscimo de combustível para aproximadamente mais uma hora de voo. A alteração poderá ser aplicada nas atuais aeronaves em operação, e que atendem às especificações necessárias.
As aeronaves configuradas para 11 passageiros terão um novo sistema modular de tanques de combustível, além de duas novas saídas de emergência na cabine, aumentando o número total de quatro para seis saídas.
Com esta nova capacidade, o AW169 kit IGW se posiciona no mercado de aeronaves Classe Intermediária cujo Peso Máximo de Decolagem (MTOW) é superior a 5,5 toneladas, porém mantém os custos operacionais de aeronaves da Classe Intermediária Leve, garantindo os mais recentes e rígidos padrões de segurança.
Os principais fatores que atendem essa expansão de capacidade, são o potencial de crescimento inerente ao modelo, que não exige modificações no projeto e de componentes essenciais, e os pacotes de aumento de desempenho, que oferecem maior potência de motor e transmissão, além de aerodinâmica aprimorada em todas as condições e para todas as aplicações.
Esse novo recurso operacional se somará às atuais certificações da Agência de Aviação Europeia (EASA) obtidas no final de 2022, o que torna o AW169 a única aeronave moderna com certificação CS29 demonstrando ainda mais a versatilidade do projeto. O AW169 também é o único helicóptero em sua categoria de peso que apresenta os modos avançados de Busca e Salvamento (SAR). A certificação do aumento IGW está prevista para 2024, enquanto a versão para 11 passageiros com novo tanque de combustível modular deverá ser certificada em 2026.
Fonte: Leonardo
@FFO