Raytheon apresenta o LIDS ao Exército dos EUA. A Raytheon (RTX), apresentou seu Sistema Integrado de Defesa (LIDS — Low [slow, small-unmanned aircraft] Integrated Defense System) contra aeronaves baixas, lentas e pequenas não tripuladas de última geração durante o período anual de testes de verão do US Army.
O evento atraiu a atenção das forças terrestres aliadas internacionais, sublinhando a importância do LIDS como solução anti-drones. O LIDS aproveita o sensor de radiofrequência de banda Ku (KuRFS) da Raytheon e a família de efetores Coyote para fornecer um sistema robusto de detecção e derrota para combater ameaças aéreas não tripuladas.
Com base em suas demonstrações bem-sucedidas nos testes de verão de 2021 e 2022 do U Army, a combinação do KuRFS e do Coyote apresentou resultados excepcionais este ano, atendendo efetivamente a todos os requisitos de teste contra alvos com grande capacidade manobras a altas velocidades.
Tom Laliberty, Presidente de Sistemas de Defesa Terrestre e Aérea da Raytheon, expressou satisfação com o desempenho do sistema, dizendo:
“Isso marca outro marco no histórico comprovado de sucesso e desempenho de nossas capacidades anti-UAS. À medida que a ameaça dos sistemas não tripulados continua a crescer, o desempenho e a fiabilidade de um sistema C-UAS completo são críticos, e continuamos empenhados na melhoria contínua destes sistemas para fornecer aos nossos clientes uma solução eficaz para se manterem à frente da ameaça”.
O radar KuRFS da Raytheon, com sua cobertura de 360 graus, destacou-se em um teste de estresse, detectando e rastreando com sucesso um enxame complexo de mais de 30 veículos aéreos não tripulados. O Coyote, um efetor versátil, derrotou vários alvos, incluindo ataques individuais e enxames, demonstrando sua capacidade de engajar e neutralizar múltiplas ameaças com prazos de combate reduzidos. Esses testes serviram como validação para melhorias recentes de hardware e software feitas em ambos os sistemas, otimizando suas capacidades e desempenho.
A comunidade internacional tem demonstrado interesse significativo nestes sistemas, com vários países aliados solicitando informações e briefings sobre as suas capacidades. Notavelmente, o US Army está tomando medidas proativas para reforçar as suas defesas contra drones com LIDS.
Em outubro de 2022, a Raytheon recebeu um contrato para equipar duas divisões do US Army com LIDS. Posteriormente, outro contrato foi concedido no início deste ano para sistemas LIDS móveis e locais fixos adicionais para apoiar ainda mais o Comando Central do Exército dos EUA. Recentemente, foi adjudicado um terceiro contrato, destinado a equipar uma terceira divisão do Exército.
A demonstração bem-sucedida do LIDS e sua integração da tecnologia KuRFS e Coyote ressalta o compromisso da Raytheon em fornecer soluções avançadas para combater a ameaça crescente dos sistemas não tripulados.
@CAS