Marinha ativa Destacamento Aéreo Naval em Santa Catarina. O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) da Marinha do Brasil, recentemente ativou o Destacamento Aéreo Naval (DAN) no sul do Brasil. A Unidade estará subordinada ao 5º Distrito Naval, atualmente comandado pelo Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, ex-Comandante da Força Aeronaval.
O novo Destacamento Aéreo Naval ficará sediado na base da Força Aérea Brasileira (FAB) em Florianópolis (SC), de onde irá operar o helicóptero UH-15 Super Cougar do HU-2. A aeronave, matrícula N-7107, foi recebida em uma pequena cerimônia com a presença de autoridades militares e civis na na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina no último dia 20 de outubro.
Com sua grande capacidade e autonomia (aproximadamente 280 km), o UH-15 estará à disposição permanente do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo da Região Sul (SALVAMAR SUL), responsável pelos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Adicionalmente ele atuará em missões de apoio às unidades da Marinha e dos Fuzileiros Navais na região, bem como em atividades de inspeção naval, transporte logístico, combate a incêndios, apoio humanitário, entre outras ações de emprego geral.
O Comando do 5º Distrito Naval, cuja sede fica na cidade do Rio Grande (RS), ainda conta com o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (HU-51). A Unidade tem seus hangares na Ilha da Terrapleno, no mesmo município, e conta com uma frota de três helicópteros UH-12 Esquilo, também à disposição do SALVAMAR SUL.
@FFO