Voou o terceiro F-15EX Eagle II. A Boeing recentemente realizou o voo inaugural do terceiro F-15EX Eagle II produzido. A aeronave, matrícula 20-0003, que também é a primeira na configuração operacional final, ostentava apenas a pintura básica primer no voo inaugural.
A mais nova versão do caça da Boeing, recentemente concluiu a Fase I de Teste e Avaliação Integrada (IT&E), durante a qual participou de 19 missões integrado com aeronaves de 5ª geração. ,No IT&E o F-15EX empregou mísseis ar-ar de longo alcance, além do lançamento de munição ar-solo não nuclear de mais longo alcance do inventário da USAF.
Os dados obtidos no IT&E atualmente estão sob análise do Centro de Testes e Avaliação Operacionais da USAF e pelo Setor de Testes e Avaliação Operacionais do Secretário de Defesa. Esta etapa será decisiva para a próxima etapa do programa, a Produção de Taxa Plena, a qual deverá ser anunciada até o final do ano.
De acordo com Donn Yates, Diretor Executivo da Boeing para Aviação de Caça da Força Aérea, espera-se que seis F-15EX sejam entregues até o primeiro trimestre do ano fiscal de 2024. Quatro desses Eagles II serão destinados para a Base Aérea de Eglin, na Flórida, onde operam os dois primeiros, enquanto as duas últimas são esperadas para Kingsley Field AFB em Klamath Falls, Oregon.
Em Kingsley Field AFB a USAF estava planejando ativar uma Unidade Formal de Treinamento (FTU) com o F-15EX Eagle II, entretanto este projeto está sendo reavaliado para se tornar um FTU com caças F-35 Lightining II. Caso isso se concretize, o FTU F-15EX será assumido pela Base Aérea Seymour Johnson, na Carolina do Norte, que atualmente uma FTU com F-15E Strike Eagle. Os planos para a 142ª Ala de Aviação da Base Aérea Nacional da Guarda de Portland se tornar a primeira unidade operacional do F-15EX no ano fiscal de 2025 ainda está em vigor.
A USAF também mudou seus planos de aquisição dos F-15EX, reduzindo o pedido inicial de 144 para 104 unidades. A redução no pedido causará novo aumento nos custos do programa. Inicialmente a Boeing estimou o valor de cada F-15EX em cerca de US$ 80 milhões, e atualmente o custo de cada avião está em aproximadamente US$ 94 milhões.
A redução nos pedidos causará novo aumento nos custos do programa, exatamente como está acontecendo com o Sistema de Guerra Eletrônica e Vigilância AN/ALQ-250 Eagle Passive Active Warning Survivability System (EPAWSS). Este sistema será padrão no F-15EX e está sendo adaptado aos F-15E Strike Eagles atuais, porém com a redução no pedido de Eagle II, o custo unitário do EPAWSS aumentou.
@FFO