B-21 Raider inicia testes de taxiamento. O B-21 Raider, futuro bombardeiro furtivo da USAF, iniciou nesta semana os testes de táxi, atingindo uma nova fase de desenvolvimento rumo ao seu voo inaugural, previsto para ocorrer antes do final deste ano. A movimentação do Raider ocorre no pátio da Northroph Grumman na Planta 42, em Palmdale, Califórnia.
“Posso confirmar que o B-21 está passando por atividades de taxiamento, etapa crítica no programa de testes de voo. Esses exaustivos testes avaliam sistemas, componentes e funcionalidades, e nos permitem mitigar riscos, otimizar o design e aumentar a eficiência operacional”, confirmou hoje (25/10) um porta-voz da USAF aos questionamentos da imprensa.
Apesar dos atrasos sofridos pelo programa B-21 Raider, especialmente causados pelas paralisações relativas ao Covid-19, a USAF mantém a esperança que o B-21 voe ainda neste ano de 2023. “Ainda temos esperança de realizar o primeiro voo este ano”, disse Frank Kendall, Secretário da USAF, em uma entrevista no mês de setembro.
O B-21 Raider será um componente-chave da tríade de dissuasão nuclear dos EUA no futuro próximo. A USAF planeja adquirir pelo menos 100 bombardeiros B-21, cujo nome “Raider” foi escolhido para homenagear o Doolittle Raid da Segunda Guerra Mundial, quando 80 aviadores e 16 bombardeiros B-25 Mitchell, liderados pelo Tenente-Coronel James “Jimmy” Doolittle, realizaram uma operação aérea que mudou o curso da guerra.
@FFO