EsqdQE-1 da Marinha realiza seu 1º destacamento expedicionário. O 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) da Marinha do Brasil está participando da sua primeira missão expedicionária. Entre os dias 16 e 26 de outubro, a unidade subordinada ao Comando da Força AeroNaval (ComForAer) da Marinha participa do Exercício de Mobilização Logística “Robalo”.
O Exercício consiste em deslocar todos os equipamentos e componentes do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcado (SARP-E) “ScanEagle” da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ), ode está sediado o EsqdQE-1, para a Base Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), em Santa Cruz (RJ), onde ocorre o treinamento de lançamento e recolhimento das aeronaves.
Para esta primeira edição do Exercício de Mobilização Logística “Robalo”, foram transportados além das aeronaves RQ-1 “ScanEagle”, os sistemas de lançamento e recolhimento, a estação de controle terrestre, peças sobressalentes, entre outros componentes.
A partir da Base Aérea de Santa Cruz, os operadores dos drones “ScanEagle” do EsqdQE-1 estão realizando missões de observação em pontos sensíveis no perímetro da Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM) e das embarcações nas cercanias.
O exercício permite ao EsqdQE-1 colocar em prática os conhecimentos logísticos e operativos necessários ao emprego do “ScanEagle” a partir de uma base operacional alternativa em terra.
Fonte: Marinha do Brasil
@FFO